Como aproveitar os estudos mesmo com problemas de concentração? Veja 9 dicas

Se você tem dificuldades para manter o foco nos estudos, conheça dicas sobre esse assunto e aumente suas chances de aprovação no concurso.

Manter um aproveitamento satisfatório nos estudos não é uma das tarefas mais fáceis, já que o mundo nos “presenteia” com inúmeras distrações. Quem procura uma maneira de aproveitar os estudos, mesmo com problemas de concentração, deve seguir fielmente todas as nove dicas desse artigo.

continua depois da publicidade

Leia até o final e deixe a sua aprovação no concurso bem mais perto.

1) Afaste-se de todas as interferências

Leia também

Talvez essa seja a dica mais importante sobre como melhorar os estudos. O concurseiro precisa se manter bem distante de todas as distrações possíveis e imagináveis, já que elas são as principais inimigas da sua concentração.

Dessa forma, mantenha o celular, a TV e o rádio desligados, estude bem longe do barulho e dê preferência para ambientes sem trânsito de pessoas, fechado?

continua depois da publicidade

2) Treine sua mente para manter o foco

Outra forma de aproveitar os estudos é treinar a sua mente para que ela consiga manter o foco no conteúdo que precisa ser aprendido. É um exercício diário que exige disciplina. Se você “forçar” a sua mente a manter a concentração durante os estudos, com o passar do tempo, vai perceber que é mais fácil manter o foco.

Lembre-se: você é quem precisa dominar a sua mente e nunca o contrário.

3) Atenção especial para o seu local de estudo

Se você estudar em um ambiente bagunçado, barulhento, mal iluminado e sujo, seguramente não vai conseguir melhorar os estudos e tampouco se concentrar como deveria.

Por isso, antes de começar a estudar, certifique-se de que o local esteja bem limpo, organizado, silencioso, bem arejado, com uma boa iluminação e sem nenhum tipo de poluição visual.

continua depois da publicidade

4) Faça intervalos regulares

Para o concurseiro melhorar os estudos, ele deve fazer intervalos regulares. O nosso cérebro precisa de um tempo para relaxar e assimilar tudo aquilo que foi aprendido. Por isso, fazer pausas frequentes é essencial. Uma boa tática é fazer um pequeno intervalo de 15 a 20 minutos a cada duas horas de estudo intenso. Sua concentração agradece.

5) Escolha uma técnica de estudos

Existem algumas técnicas de estudos que podem ser bastante úteis para o concurseiro. Sendo assim, ele deve testar umas três e usar aquela que mais se adaptar no cotidiano.

O que não vale é estudar usando um método diferente a cada dia. Se você fizer isso, o seu cérebro vai “bugar”, literalmente. Sem mencionar que o seu aprendizado não será satisfatório.

continua depois da publicidade

6) Mentalize a rotina daquele dia

Um concurseiro organizado consegue aproveitar os estudos de uma forma mais eficiente. E uma maneira interessante de manter a concentração em alta é mentalizando a rotina daquele dia (sempre mantendo o foco nela, óbvio) e colocando tudo em prática posteriormente.

Quando você faz isso, o seu cérebro fica condicionado a seguir o que foi mentalizado. É muito interessante.

7) Faça resumos

Uma outra forma de melhorar os estudos e aumentar a concentração é fazendo resumos das disciplinas que estão sendo estudadas. Escrever à mão faz a nossa mente reter as informações com mais facilidade e, de quebra, turbina o nosso foco.

Quando estamos escrevendo algo que julgamos importante, o nosso cérebro precisa se concentrar exclusivamente naquilo. Por isso, mesmo que seja trabalhoso e, por vezes, chato, não abra mão dos resumos.

continua depois da publicidade

8) Cronograma de estudos é essencial

Para melhorar nos estudos, todo concurseiro deve estabelecer um cronograma de estudos que seja realista. Depois de selecionar as matérias que precisam ser estudadas durante a semana (e os respectivos horários destinados para elas), você deve distribuir os conteúdos dentro dos períodos definidos.

Lembre-se de dedicar um tempo maior para as disciplinas nas quais tenha mais dificuldade de aprender. Só não deixe nenhum conteúdo de fora, mesmo que você tenha um maior domínio dele.

9) Sem exageros

Para aproveitar os estudos da melhor forma, a palavra “equilíbrio” é fundamental na rotina de todo concurseiro. Lembre-se de que você não é uma máquina programável para estudar o tempo todo sem parar. Manter o cérebro sobrecarregado e sem o descanso necessário não é saudável.

continua depois da publicidade

Saber aproveitar bem o seu dia, sem deixar de incluir tudo aquilo que é necessário para o seu aprendizado, é essencial. Aproveite o seu tempo com inteligência e sem nenhum tipo de exagero.

Agora que você conheceu as dicas sobre como melhorar os estudos, chegou a hora de colocar a mão na massa e deixar a sua concentração nas alturas. Acredite, é possível se dar bem nas provas.

Leia também

Concursos em sua
cidade