Como aumentar QI do cérebro? Confira dicas que você não conhecia

Conheça dicas sobre como aumentar QI do cérebro e deixe a sua aprovação no concurso público mais perto do que se imagina.

Por incrível que pareça, muita gente ainda acredita que a inteligência tem origem genética e é impossível de ser alterada. Mas pesquisas científicas comprovam que a nossa inteligência pode aumentar ou diminuir com o passar dos anos, já que é diretamente influenciada por hábitos saudáveis e estilo de vida. Por isso, confira as nossas dicas sobre como aumentar QI do cérebro para se dar bem nas provas do concurso.

Veja o que fazer para aumentar QI do cérebro

1) Tenha o maior nível de escolaridade possível

Para aumentar QI do cérebro você jamais deve parar de estudar, já que o aprendizado constante pode aumentar o seu nível de inteligência. Ou seja, quanto mais conhecimento (em qualquer área) você conquistar, maior poderá ser o seu QI.

Para se ter uma ideia, cada ano de estudos regulares somam vários pontos no seu QI. Concluiu a graduação? Invista na pós-graduação, depois no mestrado e em seguida no doutorado.

2) Opte por uma atividade profissional que seja desafiadora

Outra forma de aumentar QI do cérebro é exercer uma profissão que seja desafiadora. Profissionais que executam atividades consideradas complexas, que lidam com desafios diários no trabalho ou precisam elaborar estratégias de forma meticulosa, conseguem se sair melhor nos testes de QI.

Ao contrário das pessoas que executam trabalhos que não exigem raciocínio ou que são mais simples, o QI tende a diminuir com o passar dos anos.

3) Seja um eterno explorador de novos assuntos

Mais uma dica bacana para aumentar QI do cérebro. Você sabia que as tarefas que mais contribuem positivamente para turbinar o QI são aquelas que a pessoa não está acostumada a fazer? É a mais pura verdade.

Em outras palavras, você deve encarar um assunto desconhecido (nem que seja de vez em quando) para trazer benefícios para a sua mente. Quanto mais você aprender, sempre explorando novos temas ou habilidades, mais alto poderá ser o seu QI.

4) Lazer inteligente

Não estamos falando para você se tornar o “nerd” na hora do jogo de futebol ou aquele que sempre ganha a competição online dos amigos. Não é isso. Praticar o lazer inteligente pode aumentar QI do cérebro. De que forma?

Invista em atividades que estimulem o raciocínio e a inteligência. Sodoku, jogos como batalha-naval, banco imobiliário, xadrez, dama, quebra-cabeças e quaisquer outras atividades que desafiem a sua mente, estão valendo.

5) Música para aumentar QI do cérebro? Sim!

Sabe-se que a música é um estímulo e tanto para o nosso cérebro. Um estudo canadense, publicado em 2004 pela Universidade de Toronto, apontou que se dedicar durante seis anos (ou mais) à música, durante a infância, aumenta cerca de 7,5 pontos no QI.

Outro dado interessante que também foi indicado nesse estudo, é que músicos que estão em plena atividade há pelo menos 10 anos consecutivos, podem manter um QI elevado mesmo após os 60 anos. Onde é o conservatório mais próximo?

6) Alimentação equilibrada e exercícios físicos

Para aumentar QI do cérebro, além das dicas citadas cima, é preciso ter uma dieta saudável e deixar o sedentarismo de lado. Uma alimentação equilibrada fornece todos os nutrientes necessários para a nossa mente funcionar a todo vapor e ter uma alta performance.

Já os exercícios físicos promovem uma melhor oxigenação do cérebro, cria mais conexões neurais e provoca um considerável aumento das células extras. Bora lá suar a camisa?

7) Relaxe

Se você é uma pessoa extremamente ansiosa e vive estressada por aí, saiba que esse tipo de comportamento é altamente prejudicial para o seu cérebro. Dessa forma, mesmo que a sua agenda de compromissos esteja sempre cheia, é preciso aprender a se “desligar” do mundo e relaxar.

Ou seja, por mais que não faça sentido, a nossa mente também precisa relaxar. Quando nos desconectamos de tudo que está ao nosso redor, a nossa memória fica bem mais consolidada.

8) Durma bem

Para aumentar QI do cérebro, uma boa noite de sono é primordial. É através dele que todas as informações recém-aprendidas ficam retidas na mente com mais facilidade.

Além disso, dormir um sono de qualidade faz com que você tenha muito mais disposição física e mental no dia seguinte. E isso interfere positivamente em sua capacidade de aprender coisas novas e manter o foco durante a fase de estudos para as provas do concurso. Não abra mão de uma boa noite de sono e saia no lucro.

Viu como aumentar QI do cérebro não é tão complicado quanto parece? Agora é seguir nossas dicas e se tornar uma pessoa mais inteligente.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.