Carros do futuro: 5 tecnologias que podem virar tendência em breve

É um apaixonado pelas tendências do mundo automotivo? Conheça cinco tecnologias que podem fazer parte dos carros do futuro.

Você já parou para pensar como serão os carros do futuro? Essa dúvida assombra a mente de milhares de pessoas, já que os veículos sempre fizeram parte da nossa vida, desde o final do século XIX. Essa matéria vai te apresentar as cinco principais tecnologias automotivas que podem virar tendência em pouco tempo.

Leia também

Afinal, entre diversos rumores sobre carros elétricos, autônomos e que voam, resolvemos elaborar um artigo exclusivo sobre esse interessante assunto. Aproveite ao máximo a leitura e tire todas as suas dúvidas a respeito.

Tecnologias dos carros do futuro

1) Automação

Essa é a principal tendência tecnológica para os carros do futuro. A intenção de algumas montadoras de renome internacional é produzir um automóvel que seja 100% autônomo. Em outras palavras, que não precise da intervenção humana para andar.

Até hoje, a indústria automotiva ainda não conseguiu produzir um carro que seja totalmente autônomo, cujo o motorista é dispensável em qualquer situação do tráfego urbano. E esse novo conceito de mobilidade é um desafio e tanto para as montadoras automobilísticas.

Mas pelo andar da carruagem, tudo indica que essa tendência se torne uma realidade, pelo menos para os países mais desenvolvidos. Os veículos autônomos vão acabar se tornando um local de descanso, de trabalho ou estudos, durante os deslocamentos diários das pessoas dentro das cidades.

2) Eletrificação

Na verdade, o carro elétrico já é uma realidade em diversos países, incluindo o Brasil. A necessidade de um mundo mais sustentável e a responsabilidade socioambiental das montadoras de automóveis, foram as principais motivações para essa inovação.

Com o constante aumento da poluição em todo o planeta, o que interfere severamente nas condições climáticas, notou-se a importância de fazer a transição urgente dos finitos combustíveis para as fontes de energia limpa e, sobretudo, renovável.

Mesmo que a eletrificação ainda seja uma tecnologia bastante onerosa, tudo indica que essa tendência se torne uma realidade com preço um pouco mais acessível para as pessoas, daqui alguns anos ou décadas, já que é um mercado promissor.

3) A motorização dos carros do futuro será diferente

O alto preço dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel), que estão se tornando cada vez mais escassos, além dos altíssimos níveis de emissão de gás carbônico provenientes dos motores dos carros, caminhões, motos e ônibus, está exigindo da indústria automotiva mundial inove imediatamente, já que o planeta pede socorro.

Com a massiva popularização de algumas tecnologias e a necessidade cada vez mais crescente do uso de energias não poluentes, a tendência é que os carros do futuro se tornem mais inteligentes, com o passar dos anos.

As inovações que serão concebidas englobam alterações significativas, que vão desde o interior até a parte mecânica. Aqueles veículos potentes com motorização V6 e V8, por exemplo, que consomem muito combustível, estão com os seus dias contados em todo o mundo.

4) Conectividade

É impossível pensar em como serão os carros do futuro sem relacioná-los à conectividade com a internet. Aliás, tecnologias como o 5G farão parte do mercado automotivo, já que consegue prover um sinal de altíssima qualidade em qualquer lugar.

Ter internet a bordo dos carros pode trazer diversas vantagens para as pessoas que estão sempre com a agenda cheia. Elas poderão consumir mídia, enviar e-mails, trabalhar, estudar, fazer pesquisas, dentre outras atividades. Tudo isso enquanto se deslocam no trânsito.

Se você parar para pensar, o futuro do universo automotivo está muito mais relacionado com o entretenimento oferecido a bordo do que com o modo de conduzir os veículos. Pode acreditar.

5) Carro voador

Não, você não leu errado. É isso mesmo. Os carros do futuro podem ser voadores, sabia disso? Apesar de ser um sonho antigo da civilização moderna, algumas montadoras automotivas globais já estão desenvolvendo um protótipo de um táxi aéreo.

O objetivo é oferecer mais agilidade nos deslocamentos dentro das grandes cidades, onde os engarrafamentos são constantes. Mesmo que ainda possa levar anos ou décadas para o carro voador se tornar uma realidade em nossa vida, essa tecnologia promete revolucionar o conceito de mobilidade urbana.

Apesar de ser um investimento extremamente alto, até mesmo para os países mais ricos, os carros voadores, que sempre foram reverenciados pela cultura popular, prometem chegar com força total. Imagine você gastar poucos minutos para percorrer um grande trecho. Daqui algum tempo, isso não será um sonho distante.

Viu com os carros do futuro serão repletos de novas tecnologias, novidades e diversas implementações que poderão trazer muito mais conforto, comodidade, segurança, rapidez e tranquilidade no dia a dia das pessoas? Bom, quem viver, verá.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.