A área da Saúde está cada vez mais promissora para os profissionais que resolvem investir nela. E uma das carreiras que estão mais em alta é a de Fisioterapeuta. Essa matéria vai te mostrar as suas principais atividades, a média salarial, as exigências para se tornar um e habilidades necessárias.
Se você tem interesse por esse ramo e sempre sonhou em se tornar um Fisioterapeuta de sucesso, continue a leitura e aumente as chances de se dar bem em sua futura profissão. Confira.
O que faz um Fisioterapeuta?
Esse profissional atua na prevenção e no tratamento de lesões e doenças ocasionadas por fraturas, acidentes, vícios de postura ou má formação genética. O Fisioterapeuta se vale de técnicas como exercícios e massagens que têm o objetivo de recuperar a capacidade física e funcional dos seus pacientes.
Antes de dar início ao tratamento, esse profissional faz um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele faz uma minuciosa análise de exames e laudos médicos para ter uma noção prévia das condições físicas do paciente, além da identificação de possíveis lesões, bem como a gravidade delas.
O Fisioterapeuta também precisa observar os movimentos do paciente, para saber se existe a presença de dores em alguma parte do corpo ou dificuldade motora. Somente após um completo diagnóstico, esse profissional indica o tratamento que deverá ser realizado.
O tipo varia de acordo com a lesão que precisa ser tratada e a condição física do paciente. Os principais são:
- Exercícios físicos com a ajuda de acessórios específicos;
- Ginástica;
- Aplicação de massagens localizadas;
- Tratamento à base de calor e frio;
- Exercícios dentro da água.
O Fisioterapeuta também precisa fazer uma cuidadosa reavaliação periódica do paciente afim de identificar possíveis melhoras em seu quadro clínico e ajustar o tratamento em questão. Geralmente, esse profissional mantém uma FAC (ficha de avaliação corporal) de cada paciente.
Nela, ele anota informações pessoais, principais queixas de dor, hábitos e histórico familiar de doenças. O Fisioterapeuta atende pacientes que sentem dores crônicas pelo corpo, pessoas que sofreram lesões ou portadoras de deficiência, atletas, crianças, gestantes e idosos.
Quando ganha esse profissional?
Como em várias outras profissões, a média de ganhos desse profissional é bastante variada. Tudo vai depender da demanda de trabalho no mês, do nível de experiência, das habilidades técnicas do Fisioterapeuta, dos resultados já obtidos (e comprovados) na carreira e do valor da hora de trabalho cobrado pelo mesmo.
Como a maioria desses profissionais trabalha de forma autônoma, o faturamento mensal, levando-se em consideração todas as variáveis acima, fica em torno de R$ 2,8 mil. Mas existem Fisioterapeutas que ganham até R$ 3,6 mil por mês, dependendo da situação.
Qual é a formação acadêmica exigida?
Se você está pretendendo se tornar um famoso Fisioterapeuta, vai precisar concluir a graduação no curso de Fisioterapia. Além disso, é necessário ter registro válido no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), para atuar nessa profissão.
Agora, se você quer se destacar ainda mais nessa profissão, recomendamos se especializar em alguma área por meio de um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Esse pode ser um baita diferencial na hora de conseguir melhores oportunidades no concorrido mercado de trabalho. Afinal, a certificação atesta que o Fisioterapeuta tem os conhecimentos necessários para exercer a profissão com maestria.
Principais habilidades
Conheça as competências necessárias para você se tornar um renomado Fisioterapeuta e com uma alta demanda de trabalho, todos os meses:
- Empatia;
- Gostar e querer ajudar ao próximo;
- Se atualizar constantemente em sua área de atuação;
- Atitude empreendedora;
- Criatividade;
- Paciência;
- Saber lidar com todo tipo de pessoa;
- Bom equilíbrio emocional;
- Escuta ativa;
- Ser um bom observador;
- Disposição física;
- Facilidade para trabalhar em equipe;
- Sinergia;
- Tranquilidade;
- Boa comunicação;
- Habilidade para solucionar problemas;
- Maturidade profissional;
- Flexibilidade;
- Capacidade de acolhimento;
- Saber lidar com imprevistos;
- Disponibilidade.
Não se preocupe se você ainda não possui todas as qualidades acima. É possível desenvolvê-las durante o contato diário com a profissão. O mais importante é que o seu trabalho traga resultados concretos para os pacientes e faça a diferença na vida de todos eles.
Como está ao mercado de trabalho para o Fisioterapeuta?
O Fisioterapeuta pode trabalhar em clínicas particulares, centros de reabilitação, postos de saúde, clubes desportivos, asilos, casas de repouso e hospitais, realizando atendimento aos pacientes. Esse profissional também pode atuar em empresas privadas e até em indústrias, na medicina preventiva, ginástica laboral e prevenção de acidentes.
Além disso, dependendo das condições e do tempo de atuação no mercado, é possível o Fisioterapeuta empreender nessa área e abrir a sua própria clínica de Fisioterapia. Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, o atendimento a pessoas idosas tem crescido muito, já que o avanço da idade pode se refletir em problemas de saúde e de locomoção.
Esse profissional também pode se especializar em terapias e técnicas de reabilitação física específicas e alavancar a sua carreira ainda mais, se destacando no mercado de trabalho. Como você pode perceber, são várias as possibilidades de trabalho para um Fisioterapeuta competente e que tem paixão pela profissão.
E aí, o que achou das particularidades da profissão de Fisioterapeuta? É sempre conveniente ressaltar que, independente da sua afinidade com essa área, desafios e dificuldades sempre vão existir. Não se esqueça disso e boa sorte.