Calendário INSS Março: confira datas atualizadas de pagamento

Os pagamentos do mês-base de março do INSS devem ter início no dia 22/3. Confira o calendário confirmado de pagamento.

O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, já anunciou todas as novas datas de pagamento para aposentados, pensionistas e inscritos em auxílios, como BPC. Na nova rodada, os segurados irão receber a parcela que corresponde ao mês-base de março a partir do dia 22/3.

continua depois da publicidade

O escalonamento teve a lógica inalterada e, portanto, os cidadãos devem ter os depósitos liberados com base no penúltimo dígito que aparece antes do traço no documento "NB" (Número de Benefício). Para ilustrar, confira o exemplo do algarismo em negrito: 000.000.000-0.

Em março, haverá dois cronogramas diferentes: o primeiro, que tem início mais cedo, é voltado para o público que recebe benefícios que corresponde ao salário mínimo vigente. Já o segundo, que começará no início de abril, diz respeito aos segurados que ganham acima do piso.

Os valores continuam sendo regidos pelo mesmo reajuste aprovado em janeiro de 2024. Isso quer dizer que não haverá novo aumento durante os pagamentos da parcela de março. Aqueles que recebem o piso terão direito à cota de R$ 1.412,00, diferentemente dos demais.

continua depois da publicidade
Leia também

No caso dos segurados que fazem jus a valores acima do piso nacional, houve apenas uma correção que considerou o acumulado do INPC durante o ano de 2023; 3,71%, conforme dados consolidados do IBGE. Portanto, somente ocorreu uma revisão pelo índice inflacionário.

Quando a consulta da parcela de março ficará disponível?

Geralmente, a consulta atualizada fica disponível na semana em que os pagamentos começam a ser feitos para os segurados. É possível, portanto, que os cidadãos consigam verificar o valor e mais informações a partir da próxima semana. Mas como a consulta funciona?

continua depois da publicidade

Basta entrar no site ou aplicativo "Meu INSS" com os dados cadastrados no portal GOV.BR (CPF e senha). Depois, os cidadãos devem acessar o "Extrato de Pagamento" que fica no menu do sistema. Também é possível tirar dúvidas por meio da Central de Atendimento do INSS.

O serviço funciona por meio de telefonemas para 135, sendo que o atendimento ocorre de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h às 22h. No caso dos inscritos no BPC, também é possível buscar mais informações pelo Disque Social do Governo Federal; número 121 para todos.

Lembrando que existe a possibilidade de o BPC ser antecipado para os inscritos que moram em cidades onde houve decreto de calamidade pública e estado de emergência. Caso a medida seja levada adiante, o INSS anunciará a decisão em seus portais oficiais de comunicação.

continua depois da publicidade

Calendário INSS de Março: pagamentos começam no dia 22/3

A nova rodada de pagamentos do INSS terá início no dia 22/3 para os inscritos que recebem um salário mínimo como benefício mensal e têm o penúltimo dígito 1 no NB (Número de Benefício). Os demais devem receber a parcela de março em ordem escalonada. Confira as datas:

Para quem recebe um salário mínimo

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 22 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 25 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 26 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 27 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 28 de março 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 3 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 4 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 5 de abril de 2024.

Para quem recebe valores acima do piso

  • Penúltimo dígito 1 e 6 do NB: 1º de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 e 7 do NB: 2 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 e 8 do NB: 3 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 e 9 do NB: 4 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 e 0 do NB: 5 de abril de 2024.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade