Calendário BPC de Março: datas confirmadas pelo INSS

Pagamentos já foram confirmados pelo INSS. Novo lote começa no dia 22/3. Confira, em nossa matéria, o calendário do BPC referente ao mês de março.

Os contemplados com o Benefício de Prestação Continuada, BPC, já estão querendo saber qual será o calendário de pagamentos para o mês-base de março. A boa notícia é que o INSS, que operacionaliza os pagamentos, anunciou todas as novas datas de depósitos aos inscritos.

continua depois da publicidade

Por sua vez, vale frisar que as regras permanecem inalteradas. Isso quer dizer que o escalonamento das datas segue a organização do penúltimo dígito que aparece no NB (Número de Benefício) de cada um dos cidadãos que recebem o auxílio assistencial.

Em março, a rodada de pagamentos terá início no dia 22/3.  Os primeiros grupos a receberem serão aqueles com penúltimo dígito 1 no NB. Para descobrir a data destinada a você, basta conferir o número que aparece antes do traço em seu respectivo documento do INSS.

Cerca de 5,6 milhões de pessoas estão elegíveis ao Benefício de Prestação Continuada, conforme dados consolidados do instituto. Para isso, é necessário fazer a solicitação de entrada na lista de contemplados por meio do site ou app Meu INSS. A consulta é feita no mesmo canal.

continua depois da publicidade
Leia também

Aproveite a leitura e explore outros conteúdos que já publicamos por aqui. Temos de tudo um pouco para os concurseiros se manterem atualizados, como dicas de estudo, regras de gramática, curiosidades gerais, técnicas para aperfeiçoar a preparação e muito mais.

Quais são os critérios atualizados do BPC em 2024?

De acordo com a cartilha oficial do programa, as parcelas mensais podem ser pagas a idosos com pelo menos 65 anos de idade e pessoas com deficiência de qualquer faixa etária. Ambos os grupos precisam cumprir a exigência relacionada ao limite de renda mensal per capita.

continua depois da publicidade

Ou seja, os ganhos de cada um dos membros familiares que residem no mesmo domicílio devem ser até 1/4 do salário mínimo vigente. O cálculo é bem simples: basta somar os rendimentos dos integrantes e, depois, dividir pela quantidade de pessoas que pertencem à família.

“Se o valor final for igual ou menor que ¼ do salário mínimo, o requerente poderá receber o BPC, desde que cumpridos todos os demais critérios”, informa o governo em sua página oficial.

Lembrando que o cálculo de renda per capita contempla o requerente do BPC, o cônjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto.

continua depois da publicidade

Também fazem parte da lista os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto. Todos os membros, inclusive, precisam estar registrados no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico).

Calendário BPC de Março: consulte a data de seu pagamento

Os pagamentos de março devem começar no dia 22/3, de acordo com o calendário definido pelo INSS. A lógica de depósitos segue a organização do penúltimo dígito que aparece no NB. Confira, abaixo, a lista com todas as datas atualizadas para você consultar:

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 22 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 25 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 26 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 27 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 28 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 3 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 4 de abril de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 5 de abril de 2024.
Calendário BPC 2024 completo

Calendário BPC 2024 completo. Foto: Reprodução / INSS

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade