Calendário INSS junho: confira datas atualizadas de pagamento

Calendário do INSS é definido conforme Número de Benefício, mas alguns segurados terão direito à parcela antecipada de junho.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já está se preparando para realizar os pagamentos de junho para aposentados e pensionistas, além de inscritos em benefícios temporários, como BPC, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.

continua depois da publicidade

O calendário costuma seguir uma lógica específica em todas as folhas de pagamento: aqueles que recebem um salário mínimo como benefício têm direito ao depósito mais cedo. Em seguida, ocorre a liberação para os que ganham acima do piso nacional.

Portanto, são dois calendários distintos. Ambos são organizados conforme o penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). Ou seja, o algarismo que fica antes do traço, considerando o exemplo a seguir: 000.000.000-0.

Devido ao contexto de calamidade pública em determinada localidade, a autarquia decidiu manter a antecipação dos pagamentos. No entanto, a medida conta com regras específicas e nem todos os segurados farão jus ao depósito adiantado do benefícios.

Leia também

INSS: como funciona a consulta da parcela de junho

A consulta atualizada está disponível no site ou aplicativo "Meu INSS". Por sua vez, as informações já aparecem na página inicial da plataforma, mas também é possível clicar em "Extrato de Pagamento" para conferir todos os detalhes pertinentes sobre a parcela.

Para entrar no sistema do instituto, basta informar o CPF e senha que foram cadastrados no portal do GOV.BR. Caso ainda não tenha, será necessário criar no ato do primeiro acesso. Qualquer dúvida também pode ser sanada na Central de Atendimento.

Para isso, basta ligar diretamente para o telefone 135 do instituto, que funciona 24 horas por dia para serviços automatizados. Já o atendimento humano ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h, caso o segurado queira solucionar uma dúvida mais específica.

Aqueles que recebem um salário mínimo como benefício, por sua vez, têm direito ao valor de R$ 1.420 devido ao reajuste que foi feito no piso nacional deste ano. Os demais segurados, que ganham mais de um salário mínimo, tiveram uma correção diferente.

Ela seguiu somente o índice relacionado à inflação, conforme ocorre normalmente. A definição é feita pelo próprio INSS. Todas as informações atualizadas sempre ficam disponíveis nas mesmas plataformas de consulta. Assim, você tira dúvidas em tempo real.

Quem terá pagamento antecipado neste mês?

A parcela de junho do INSS será antecipada para os segurados que vivem em municípios do Rio Grande do Sul, ainda mais devido ao contexto de calamidade pública que trouxe prejuízos inimagináveis para milhares de unidades familiares do estado.

No entanto, nem todos os segurados do instituto terão direito ao depósito adiantado. A medida, na verdade, abrange somente aposentados, pensionistas e inscritos no Benefício de Prestação Continuada. Os auxílios temporários não entram no pacote.

Ou seja, mesmo quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão no RS não contará com o calendário antecipado do INSS neste mês de junho. A decisão está prevista em portaria encaminhada em maio pelo próprio instituto previdenciário.

Aqueles que tiveram o pagamento adiantado irão receber a parcela de junho do INSS logo no primeiro dia do calendário, 24/6, sem a necessidade de esperar pelo escalonamento tradicional da autarquia.

Já os demais segurados que não foram contemplados com a medida recebem o pagamento conforme a sistemática habitual da autaquia. Confira todas as datas oficiais logo abaixo:

Quem recebe um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
124 de junho
225 de junho
326 de junho
427 de junho
528 de junho
61º de julho
72 de julho
83 de julho
94 de julho
05 de julho

Quem recebe mais do que o piso nacional

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
1 ou 61º de julho
2 ou 72 de julho
3 ou 83 de julho
4 ou 94 de julho
5 ou 05 de julho

Calendário INSS 2024

Leia também

Concursos em sua
cidade