Novo Auxílio Gás será pago em dezembro; veja calendário oficial

O novo Auxílio Gás deve ser pago em dezembro, visto que o benefício possui caráter bimestral.

O Auxílio Gás é um programa do governo que busca auxiliar famílias de baixa renda a comprarem gás de cozinha. Em outubro, os pagamentos das parcelas deste benefício foram antecipados, com início no dia 11. A partir de agora, beneficiários já podem começar a se preparar para receber o novo Auxílio Gás, referente ao mês de dezembro.

continua depois da publicidade

É importante ter em mente que o Vale-Gás é um benefício bimestral. Deste modo, ele não será pago em novembro. Seu retorno ocorre em dezembro, junto das parcelas do Auxílio Brasil.

No mês passado, os cidadãos receberam seus valores entre os dias 11 e 25 de outubro, sendo que inicialmente as datas previstas eram entre os dias 18 e 31. Além disso, assim como ocorreu em agosto, o valor do benefício do último mês foi de 100% do valor da média nacional do botijão, sendo ele de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Antes da atualização, só eram pagos 50% do valor total. Com a mudança, porém, o Vale-Gás passou a valer R$ 112. Apesar disso, as parcelas cheias só serão pagas até dezembro e, em janeiro do ano que vem, é provável que as famílias voltem a receber 50%.

continua depois da publicidade
Leia também

Novo Auxílio Gás: calendário de dezembro

Apesar do calendário de outubro ter sido antecipado, até o momento, as datas do próximo mês seguem as mesmas definidas pelo governo na relação oficial. As parcelas do Vale-Gás são pagas junto dos valores do Auxílio Brasil e, por isso, a sequência de ambos é a mesma.

Vale reforçar que os pagamentos deste auxílio são feitos em meses pares, com base no Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Deste modo, cartões e senhas que são utilizados para sacar o Auxílio Brasil também servem para o Auxílio Gás. Em relação ao calendário, as datas oficiais de liberação são as seguintes:

continua depois da publicidade
  • NIS final 1: 12 de dezembro de 2022;
  • NIS final 2: 13 de dezembro de 2022;
  • NIS final 3: 14 de dezembro de 2022;
  • NIS final 4: 15 de dezembro de 2022;
  • NIS final 5: 16 de dezembro de 2022;
  • NIS final 6: 19 de dezembro de 2022;
  • NIS final 7: 20 de dezembro de 2022;
  • NIS final 8: 21 de dezembro de 2022;
  • NIS final 9: 22 de dezembro de 2022;
  • NIS final 0: 23 de dezembro de 2022.

Sobre o Auxílio Gás

Este benefício é um direito de todas as famílias que estejam inscritas no Cadastro Único, base de dados do governo, e que cumpram os pré-requisitos. Neste sentido, é preciso que os grupos tenham renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

Da mesma forma, famílias que tenham entre seus membros pessoas que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também possuem direito às parcelas.

Contudo, é importante ter em mente que o benefício é concedido de forma preferencial às residências que tenham mulheres vítimas de violência doméstica, estando sob monitoramento de medidas protetivas de emergência.

continua depois da publicidade

Seja como for, o cálculo de renda mensal que inclui as famílias no programa não leva em conta os benefícios do Auxílio Brasil. Assim, não é preciso parar de receber outros valores para ter direito ao Vale-Gás.

Para consultar o Vale-Gás, só é necessário acessar o aplicativo do Auxílio Brasil ou Caixa Tem. As informações também estão disponíveis na central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 111, ou do Ministério da Cidadania, no número 121.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade