Auxílio Gás será pago em novembro? Novo calendário já está confirmado

Com a confirmação do novo calendário, beneficiários devem entender se Auxílio Gás será pago em novembro ou não.

O Auxílio Gás, ou Vale Gás, é um programa governamental que auxilia famílias de baixa renda a comprarem gás de cozinha. Neste mês, os pagamentos das parcelas do benefício foram antecipados, tendo sido iniciados no dia 11. Na reta final de outubro, resta entender se o Auxílio Gás será pago em novembro ou não.

continua depois da publicidade

Inicialmente, os beneficiários do Vale Gás receberiam seus valores entre os dias 18 e 31 de outubro. Com a antecipação, o calendário terminou na última terça-feira (25). Assim como ocorreu em agosto, o valor do benefício deste mês foi de 100% do valor da média nacional do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Antes da mudança, eram pagos apenas 50%. Com a mudança, o valor do auxílio passou para R$ 112. Vale lembrar que as parcelas cheias só serão pagas até dezembro, e em janeiro do ano que vem, é provável que as famílias voltem a receber a média de 50%.

Em relação ao próximo mês, porém, é importante ter em mente que o Auxílio Gás é um benefício bimestral. Portanto, os cidadãos não receberam parcelas em setembro, e não irão recebê-las em novembro. O novo calendário confirmado é referente ao mês de dezembro.

continua depois da publicidade
Leia também

Novo calendário do Auxílio Gás

As parcelas deste benefício são feitas junto dos valores do Auxílio Brasil. Deste modo, o calendário de ambos os programas é o mesmo. Apesar das datas de envio de outubro terem sido antecipadas, até o momento, a previsão de envio para dezembro segue sem mudanças. 

Como informado, os pagamentos do auxílio são feitos em meses pares, com base no Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Assim, cartões e senhas utilizados para sacar o Auxílio Brasil podem ser utilizados para receber o Vale Gás. Confira abaixo o calendário oficial do próximo mês:

continua depois da publicidade
  • NIS final 1: 12 de dezembro de 2022;
  • NIS final 2: 13 de dezembro de 2022;
  • NIS final 3: 14 de dezembro de 2022;
  • NIS final 4: 15 de dezembro de 2022;
  • NIS final 5: 16 de dezembro de 2022;
  • NIS final 6: 19 de dezembro de 2022;
  • NIS final 7: 20 de dezembro de 2022;
  • NIS final 8: 21 de dezembro de 2022;
  • NIS final 9: 22 de dezembro de 2022;
  • NIS final 0: 23 de dezembro de 2022.

Sobre o Auxílio Gás

O Vale Gás é um direito de todas as famílias inscritas na base de dados do Cadastro Único, que tenham renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. Igualmente, famílias que tenham entre seus membros pessoas que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem receber as parcelas.

Este benefício é concedido preferencialmente aos grupos que tenham mulheres vítimas de violência doméstica, sob monitoramento de medidas protetivas de emergência.

Em relação ao valor do benefício, o total é calculado com base em uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que é divulgada mensalmente. Ela apresenta o valor da média dos seis meses anteriores, com referência ao preço nacional do botijão de 13 kg.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o cálculo de renda mensal não inclui os benefícios do Auxílio Brasil. Assim, não é preciso deixar de receber outros benefícios para ter direito ao Auxílio Gás.

A consulta do Vale Gás pode ser feita por meio do aplicativo do Auxílio Brasil ou Caixa Tem, bem como por meio da central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 111, ou do Ministério da Cidadania, no número 121.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade