CadÚnico: atualização do cadastro é prorrogada; veja qual é o novo prazo

Atualização do Cadastro Único é prorrogada por mais 30 dias. Foram convocadas cerca de 1,4 milhão de famílias com cadastro revisado pela última vez em 2016 ou 2017.

O Ministério da Cidadania está convocando as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) para atualização cadastral. O prazo inicial para essa atualização era nessa sexta-feira (14), o que fez com que muitas pessoas fizessem filas nos postos de atendimento. Com isso, o Mistério da Cidadania resolveu prorrogar esse prazo por mais 30 dias.

Leia também

Se você recebe algum benefício social do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, saiba o que fazer para não perder o benefício, uma vez que essa atualização é obrigatória.

Atualização do CadÚnico

atualizar cadúnico, calendário cadúnico, atualização cadastral cadúnico
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO.

De tempos em tempos, o Governo Federal faz a atualização cadastral com o objetivo de garantir a qualidade desses dados, de modo que eles sejam o mais próximo da realidade possível.

As pessoas que tiveram seu cadastro revisado nos anos de 2016 e 2017 foram convocadas para realizar esse recadastramento. São 1,4 milhão de famílias e desse total, 757 mil são beneficiárias do Auxílio Brasil.

O motivo para a correria de última hora foi justamente pelo fato de que, caso não ocorra a atualização cadastral, as famílias deixarão de receber o Auxílio Brasil, além de outros benefícios que fazem parte do CadÚnico.

Como atualizar o CadÚnico?

A correria aos postos de atendimento se deu por conta do fim do prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico), mas você sabia que essa atualização pode ser feita via internet?

É claro que muitas pessoas não tem acesso à internet (grande parte é beneficiária do Auxílio Brasil), mas se não é o seu caso, descubra como atualizar o Cadastro Único via internet:

  • Aplicativo: o aplicativo do Cadastro Único está disponível pelo Google Play (Android) ou pela Apple Store (iOS/IPhone);
  • Site: se preferir atualizar pelo computador/notebook, você pode utilizar o site do Ministério da Cidadania/CadÚnico.

No aplicativo ou site, é necessário estar logado pelo Gov.BR. Basta acessar a opção de atualização cadastral e revisar todos os dados, como endereço, integrantes da família e informações de escolaridade e renda.

Leia também

você pode gostar também

Quem não tem carteira assinada pode receber auxílio-doença; veja regras

Brasileiros sem carteira assinada precisam preencher alguns requisitos para receber o benefício do governo. Confira regras para solicitar o auxílio-doença.

Cadastro no BPC: saiba como fazer o requerimento para obter o benefício

O cadastro no BPC é a etapa inicial para recebimento do benefício assistencial do INSS, e os brasileiros elegíveis precisam saber como fazer o requerimento para obter os valores.

Pente-fino do Auxílio Brasil 2022: veja quem pode ter o benefício cortado

O pente-fino do Auxílio Brasil 2022 pode cortar o benefício de muitas famílias que não se atentarem aos critérios de suspensão. Confira quais são os grupos.

BPC de novembro ainda terá 9 saques; saiba quem recebe R$ 1,2 mil

Benefício de Prestação Continuada começa a ser pago pelo INSS. Confira quem tem direito aos valores e como sacar.

Calendário INSS: novo lote de novembro é pago hoje (25); veja quem recebe

O calendário INSS do mês de novembro já começou a ser pago. Confira as datas e quem recebe os valores.

13º salário para Auxílio Brasil: confira o status atual do projeto de lei

Projeto de Lei sobre o 13º salário para Auxílio Brasil já está no Senado Federal. Saiba com funcionará os repasses em caso de aprovação.