Quem precisa atualizar o CadÚnico até ESTA semana? Veja regras oficiais

As regras oficiais para quem precisa atualizar o CadÚnico esta semana estão previstas na Instrução Normativa publicada pelo Ministério da Cidadania no Diário Oficial da União.

Quem precisa atualizar o CadÚnico até esta semana deve ficar atento às regras oficiais do procedimento e também ao prazo limite para atendimento das exigências do Governo Federal. Neste sentido, as principais informações foram publicadas pelo Ministério da Cidadania no Diário Oficial da União.

Leia também

Por meio da Instrução Normativa número 17, foram prorrogados os prazos para que as famílias inscritas no Cadastro Único realizem a atualização dos dados. Este ano, os procedimentos estão sendo escalonados por conta dos atrasos causados pela pandemia do coronavírus.

Quem precisa atualizar o CadÚnico até esta semana?

De acordo com a Instrução Normativa do Ministério da Cidadania, somente as famílias com cadastros atualizados pela última vez no ano de 2016 ou em 2017 foram convocadas para efetuar a atualização dos dados no Cadastro Único. Em específico, essas famílias terão até o próximo dia 14 de outubro, sexta-feira, para revisar o cadastro.

Sendo assim, a expectativa é que as famílias que efetuaram o procedimento em anos posteriores sejam convocados a partir de 2023. Originalmente, o prazo da revisão cadastral seria encerrado no dia 15 de junho, mas o Ministério da Cidadania ampliou o período de análise para contemplar o máximo de brasileiros possível.

Em contrapartida, a averiguação cadastral foi encerrada oficialmente no dia 12 de agosto. Diferente da revisão cadastral, esse procedimento efetua um cruzamento de dados disponíveis no CadÚnico com outras bases do Governo Federal, como a do Sistema Único de Saúde e das distribuidoras de energia para conferir se as informações são verídicas.

Ambos procedimentos estão em andamento desde fevereiro deste ano, e incluem mais de 8 milhões de famílias brasileiras. No geral, é um processo padrão realizado pelo Ministério da Cidadania, mas foi suspenso nos dois últimos anos em decorrência das imposições da pandemia do coronavírus.

Por via de regra, as famílias brasileiras devem atualizar os dados no Cadastro Único a cada dois anos, ou sempre que houver uma alteração na composição familiar. Neste caso, qualquer mudança na situação de renda, morte ou nascimento de novos membros e alteração de endereço, por exemplo, devem ser informadas no sistema.

Qual a importância do CadÚnico?

O Cadastro Único para Programas Sociais é o principal instrumento de acompanhamento da situação social das famílias brasileiras de baixa renda. Neste sentido, é utilizado para a inscrição de cidadãos socialmente vulneráveis em iniciativas como o Programa Auxílio Brasil, Auxílio Gás dos Brasileiros, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

Além disso, os governos estaduais e municipais também acessam esses dados para criar políticas públicas regionais ao público cadastrado. Sendo assim, a atualização e veracidade dos dados é essencial para garantir a qualidade dos dados e atendimento dos brasileiros em suas necessidades.

Portanto, quem não efetuar a revisão cadastral até o dia 14 de outubro terá os benefícios suspensos até a regularização. As famílias que não efetuarem o procedimento serão posteriormente excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023, com o risco de perder acesso aos programas sociais.

A revisão cadastral pode ser realizada diretamente pelo aplicativo do Cadastro Único, disponível para Android e iOS. Além disso, as famílias podem buscar o Centro de Referência da Assistência Social de sua região para efetuar a atualização dos dados.

Leia também


você pode gostar também

Calendário INSS novembro: novo grupo recebe benefício hoje (28)

Restam 12 pagamentos, conforme o calendário INSS de novembro. Segurados devem se atentar às datas de recebimento de suas parcelas.

13º salário 2022: primeira parcela deve ser paga até esta quarta, 30

O 13º salário 2022 é um direito de todos os trabalhadores formais, ou seja, que atuem em regime CLT.

13º salário extra do INSS: veja quem recebe o abono nesta segunda, 28

Abono extra do INSS será pago a todos aqueles que passaram a receber algum benefício previdenciário a partir de maio deste ano.

Auxílio Brasil: Caixa faz novo pagamento hoje (28); veja calendário completo

Com a aprovação de mais 400 mil famílias, o programa Auxílio Brasil passou a atender cerca de 21,53 milhões de unidades familiares em novembro.

CNH gratuita para CadÚnico é tema de projeto da Câmara

O Projeto de Lei que prevê a CNH gratuita para o CadÚnico está em tramitação na Câmara dos Deputados, mas existem condições específicas na concessão desse benefício.

Abono PIS: veja como consultar o lote extra que foi liberado neste ano

O novo lote extra do Abono Salarial já foi liberado para aproximadamente 1,1 milhão de beneficiários no Brasil.