CadÚnico tem direito ao Kit Antena Digital; saiba com obter o equipamento

O Kit Antena Digital é um direito de todas as famílias cadastradas no CadÚnico, que tenham uma antena parabólica da versão antiga.

Famílias que estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) possuem acesso a diversos benefícios mensais, como um dos principais, o Auxílio Brasil. Com a chegada do 5G no país, porém, o Ministério da Comunicação passou a oferecer uma melhoria nos canais de televisão dos cadastrados, por meio do Kit Antena Digital.

continua depois da publicidade

Por meio dele, beneficiários que possuem acesso à TV aberta com antena parabólica poderão agora migrar para a nova tecnologia. Assim, a qualidade de imagens e sons em canais abertos será ainda maior, sem interferências. Este programa, intitulado “Siga Antenado”, é uma parceria do governo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para receber o Kit Antena Digital, só é preciso estar inscrito no CadÚnico e fazer uso da antena parabólica convencional. É por meio dela que o sinal dos canais abertos é transmitido via satélite.

Vale lembrar, porém, que a instauração do 5G no país deve gerar uma mudança da TV de Banca C para a Banca KU. Isso significa que será necessário trocar alguns equipamentos antigos por mais modernos, para que a imagem e o som sejam melhorados. As famílias de baixa renda não serão prejudicadas, já que receberão o kit.

continua depois da publicidade
Leia também

Igualmente, a instalação do Kit Antena Digital será gratuita. Por outro lado, caso a moradia já utilize uma antena digital, no formato “espinha de peixe”, não será preciso fazer a troca.

Como obter o Kit Antena Digital

cadunico kit antena digital

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Caso a família cadastrada no CadÚnico cumpra os requisitos, a solicitação do kit é simples. Só é preciso fazer o pedido por meio da central de atendimento da Anatel, no número 0800-729-2404. Ele também pode ser feito pela internet, no site do programa Siga Antenado.

continua depois da publicidade

Ao entrar no site, é necessário acessar o menu, localizado no canto superior esquerdo da tela, clicando na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”. Feito isso, é preciso clicar em “Agende aqui”, e na nova página, selecionar a identificação, que pode ser feita por meio do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Após informar o número do documento, o interessado deve responder o questionário, e então definir o dia e o horário para instalação do kit. Assim, um técnico deve comparecer para verificar se um novo aparelho é necessário ou não.

Onde o Kit Antena Digital será oferecido

Até o momento, a quinta geração de internet já foi liberada para 22 capitais: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luis e Teresina.

continua depois da publicidade

Neste sentido, as últimas sete capitais passaram a receber a tecnologia desde a última segunda-feira (19). Estas cidades estavam no pacote de capitais com prazo ampliado para início das operações do 5G no país, que já atuava nas outras 15.

Inicialmente, a tecnologia já devia estar disponível em todas as capitais desde 31 de julho. Contudo, a Anatel adiou o cronograma pelo menos duas vezes, por conta do atraso da entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em outros serviços profissionais de satélite.

Da mesma forma, problemas logísticos após a pandemia do COVID-19 e os lockdowns do governo chinês adiaram a entrega dos equipamentos, já que a maioria é importada do país asiático.

No caso dos celulares, por exemplo, para ter acesso à internet móvel do 5G, é preciso que o usuário tenha um celular habilitado para a tecnologia. Seja como for, a maioria dos aparelhos já está habilitado para tal fim, e as operadoras não pedem mais troca de chip.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade