Como saber se estou no CadÚnico? Veja como consultar pelo seu CPF

A plataforma digital do CadÚnico permite que você faça consulta utilizando o CPF. Existem três formas de verificar se você está inscrito na base de dados.

O Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) reúne os dados das famílias de baixa renda espalhadas por todo o Brasil. O registro nessa base de dados tem uma etapa online e uma presencial. Para saber se você está inscrito no CadÚnico, basta fazer uma consulta rápida pelo seu CPF.

continua depois da publicidade

É importante salientar que esse cadastro é a porta de entrada para vários programas sociais a nível federal, como o Auxílio Brasil, por exemplo. Além disso, a base de dados também serve como critério para vários outros benefícios disponibilizados nas esferas estadual e municipal. Podem se registrar:

  • Famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 606 atualmente) por pessoa;
  • Leia também
  • Famílias que tenham renda mensal de até três salários mínimos (R$ 3.636 atualmente) no total;
  • Famílias com renda superior a três salários mínimos, mas que podem ser cadastradas por vínculo a programas sociais;
  • Famílias unipessoais, compostas por apenas uma pessoa;
  • Pessoas que vivem em situação de rua.

Como consultar o CadÚnico pelo CPF?

consulta cadúnico, como consultar cadúnico, consulta cadúnico por cpf

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

No CadÚnico, ficam reunidas as informações de renda, emprego, moradia, escola e vários outros dados das famílias de baixa renda. De acordo com as regras, esse registro deve ser atualizado regularmente com intervalo de, no máximo, dois anos. Passado esse período, a família pode ter seus benefícios bloqueados e a inscrição cancelada.

Por meio da internet, é possível consultar o CadÚnico informando o seu CPF. Existem três formas de fazer essa consulta. A primeira é a mais básica, seguindo os passos abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Acesse o site da base de dados;
  2. Clique em "Consulta por CPF";
  3. Informe CPF e data de nascimento;
  4. Clique em "Consultar".

Caso você não esteja registrado ainda, irá aparecer a mensagem "Esse CPF não foi encontrado na base do Cadastro Único". A segunda maneira, pelo mesmo site, é a "Consulta simples". Nela você deve preencher as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da Mãe;
  • UF (sigla do estado que você reside);
  • Município (escolher sua cidade na lista).

Esse formato irá te mostrar algumas informações que você tem cadastradas. Já "Consulta completa" do CadÚnico requer o CPF e a senha usados para criar a conta do Gov.BR. A partir daí, você poderá ver todos os seus dados e da sua família, bem como informação sobre benefícios e próxima data de atualização.

continua depois da publicidade

Como fazer inscrição no CadÚnico?

CadÚnico: saiba como fazer a inscrição para receber o Auxílio Brasil

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO.

Se você fez a consulta no CadÚnico pelo CPF e constatou que ainda não está inscrito, mas cumpre todos os requisitos, então pode tentar se cadastrar. O registro deve ser feito por uma pessoa maior de 16 anos que será o Responsável Familiar (RF). Segundo o governo, é preferível que o RF seja uma mulher.

O procedimento é iniciado por meio de um pré-cadastro online bastante simples:

  1. Acesse o site do CadÚnico (o mesmo usado para a consulta);
  2. Selecione a opção "pré-cadastro";
  3. Fazer login com CPF e senha cadastrados no Gov.BR;
  4. Informar os dados pedidos.

Depois disso, o RF deve ir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de seu município portando CPF ou Título de Eleitor. Essa pessoa também deve levar um documento de identificação de cada membro da família, bem como comprovantes de renda, vínculo empregatício, residência e similares.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade