É necessário estar no CadÚnico para receber o BPC em 2022?

O BPC é pago a todos os idosos com 65 anos ou mais, além de pessoas com deficiência, desde que tenham renda igual ou menor que ¼ do salário mínimo.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante um salário mínimo por mês para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade. Para receber o benefício, é necessário estar cadastrado no sistema do Cadastro Único, contudo, existem algumas exceções previstas por lei.

continua depois da publicidade

Seja como for, no caso de pessoas com deficiência, para receber o valor, a condição deve lhe causar impedimentos que sejam de natureza física, intelectual, mental ou sensorial de longo prazo, ou seja, por pelo menos 2 anos. Esta condição deve impossibilitar a pessoa de participar da sociedade de forma plena e efetiva.

Em relação à entrada no programa, para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar do beneficiário seja igual ou menor que ¼ do salário mínimo. Da mesma forma, além da renda, as pessoas com deficiência devem passar por uma avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por fim, é essencial que o beneficiário e sua família estejam inscritos no Cadastro Único, algo que deve ser feito antes mesmo da solicitação do BPC. Por outro lado, como informado anteriormente, certos casos exigem que o processo seja feito de forma diferente.

continua depois da publicidade
Leia também

Exceções do BPC em 2022

Além das regras comuns de inclusão de futuros beneficiários, as exceções registram requerentes que não podem realizar o cadastro no CadÚnico. Neste sentido, são pessoas incapazes de entrarem na base de dados:

  • Menores de 16 anos;
  • Interditados que não tenham família de referência;
  • Pessoas internadas em hospital ou em serviço de acolhimento há mais de 12 meses.

Estes casos representam principalmente todos aqueles que são acolhidos pelo benefício e são representados por pessoas que não são membros da família para o CadÚnico. Isso significa que estas pessoas não vivem na mesma casa e não compartilham renda ou despesas.

continua depois da publicidade

Neste sentido, os Representantes Legais que não integram a família dos incapazes não podem ser inscritos no CadÚnico como membros deste grupo, muito menos como Responsáveis pela Unidade Familiar (RF).

Para estas situações, é preciso preencher o Formulário de Impossibilidade de Inclusão ou Atualização no Cadastro Único. O processo inclui que o requerente procure diretamente o INSS para que seja possível dar entrada no BPC.

Regras gerais do BPC

É importante lembrar que o BPC não pode ser acumulado como outros benefícios da Seguridade Social, como a aposentadoria, pensão ou seguro-desemprego. Fora as exceções, a inscrição no CadÚnico é obrigatória, e o cadastramento deve ser feito antes de requerer o benefício.

continua depois da publicidade

Da mesma forma, é necessário ter inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) tanto para o requerente quanto para as outras pessoas da família. Demais famílias cadastradas devem verificar constantemente se o CadÚnico foi atualizado pelo menos uma vez nos últimos 24 meses. Se não, é preciso fazê-lo antes de pedir o BPC.

Para este benefício, considera-se o grupo familiar pessoas como o requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais, madrasta ou padrasto, irmãos solteiros, filhos, enteados solteiros e menores tutelados, desde que vivam na mesma casa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade