Calendário BPC: veja datas e quem recebe R$ 1,2 mil na NOVA rodada

A nova rodada dos pagamentos no calendário BPC começam a partir do dia 26 de setembro, com transferências automáticas aos beneficiários inscritos no programa do INSS.

O calendário do BPC segue o mesmo calendário de pagamentos dos benefícios gerais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, tem como referência os pagamentos para quem recebe até um salário mínimo, porque o programa atende os beneficiários com parcelas mensais de R$ 1,2 mil (valor vigente do piso).

continua depois da publicidade

A previsão é que a nova rodada seja liberada a partir do dia 26 de setembro, com base no penúltimo algarismo do Número do Benefício de cada inscrito. O INSS organiza os beneficiários em dez grupos distintos. Isso para organizar as transferências automáticas ao longo do mês. Saiba mais a seguir:

Calendário do BPC em setembro

Os pagamentos são realizados pelo INSS a partir de transferências automáticas nas contas bancárias indicadas pelo titular, ou por meio de um cartão magnético. Atualmente, 36 milhões de brasileiros são atendidos pelo instituto, com benefícios previdenciários e assistenciais.

Neste público, cerca de 60% dos segurados recebem valores de até um salário mínimo. No caso do BPC/Loas, os pagamentos seguem o piso nacional para o salário mínimo. Para setembro, as datas previstas são:

continua depois da publicidade

Dígito final do cartão do benefício

Data de pagamento

1

26 de setembro

2

27 de setembro

3

28 de setembro

4

29 de setembro

5

30 de setembro

6

03 de outubro

7

04 de outubro

8

05 de outubro

9

06 de outubro

0

07 de outubro

Quais são as regras do BPC?

O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) é um programa assistencial do INSS que atende idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que sejam inaptas em sustentar a própria família.

Neste sentido, atende os beneficiários com transferências mensais equivalentes a um salário mínimo, porém, possui critérios de elegibilidade específicos.

continua depois da publicidade

No caso das pessoas com deficiência, é fundamental passar por uma avaliação social e médica com peritos do INSS. Através da avaliação pericial será possível comprovar a situação, assim como a necessidade de receber os pagamentos por ser incapaz de sustentar a própria família.

A deficiência é definida na legislação como uma condição que causa impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo. Em específico, caracteriza-se como longo prazo um período mínimo de dois anos.

Em todas as situações, a deficiência deve ser um impeditivo para a participação plena na sociedade, em situação de igualdade com outros indivíduos. De todo modo, o BPC/Loas não é uma aposentadoria, porque consiste em um benefício assistencial e não previdenciário, sem exigir contribuição prévia com a Previdência Social.

continua depois da publicidade

Sendo assim, não envolve pagamento do 13º salário do INSS, pensão por morte ou transferência para herdeiros. O BPC/Loas é um benefício de natureza individual, vitalícia e intransferível.

Para receber os pagamentos, é necessário atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

  • Ter o cadastro regular e atualizado no CadÚnico nos últimos 24 meses;
  • Ser uma pessoa com deficiência em qualquer idade, desde que a condição seja um impeditivo a longo prazo, ou ser uma pessoa idosa com 65 anos ou mais;
  • Ser considerado elegível após uma avaliação social e médica com profissionais do INSS;
  • Ter uma renda familiar per capita menor ou igual a ¼ do salário mínimo vigente em território nacional.

Para consultar o benefício, deve-se acessar os canais de atendimento do INSS. Neste caso, o instituto disponibiliza os serviços por meio do número de telefone 135, no site do Meu INSS ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.

Leia também

você pode gostar também

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja qual grupo recebe hoje

Nesta quarta-feira (31/05), o INSS realiza pagamentos referentes ao mês de maio e a primeira parcela do 13º salário a novo grupo. Veja quem recebe.

Mutirão do BPC: INSS promove mutirão para liberação do benefício assistencial

INSS promove mutirão para repasse do Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de diminuir os pedidos que se encontram na fila.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? Conheça as novas regras do programa

O Minha Casa, Minha Vida possui uma série de novas regras e atualizou as faixas de renda que permitem que famílias acessem o serviço. Confira quais são.

Bolsa Família libera pagamento para último grupo hoje; veja quem recebe

O calendário de pagamentos do Bolsa Família encerra os repasses hoje. Veja como consultar as quantias e quem recebe.

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…