O Programa de Integração Social, conhecido também como PIS, consiste num direito previsto para todos os trabalhadores que atuam com carteira assinada no país, desde que cumpram determinadas regras. Neste sentido, é possível consultar este dado pelo CPF para acessar informações relativas ao abono salarial.
No geral, o PIS está previsto para os profissionais que recebem, em média, dois salários mínimos por mês. Para consultar o abono PIS/Pasep, é necessário ainda ter atuado durante 30 dias no ano do pagamento, e estar inscrito há pelo menos cinco anos no programa. Confira como consultar seu PIS pelo CPF a seguir:
Como consultar seu PIS pelo CPF?
Para consultar seu PIS pelo CPF, o usuário pode entrar em contato com a Previdência Social por meio de ligação telefônica ao número 135. Neste caso, o atendimento fica disponível entre segunda e sábado, das 7h às 22h. Para solicitar a informação, o cidadão deve aguardar o atendente e confirmar os dados cadastrais.
Outro canal possível é a Central Alô Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, pelo número 158. Em resumo, este é um canal de comunicação direto para o cidadão entrar em contato com o poder público, de modo que funciona em todo o território nacional.
Por meio desse número, é possível acessar informações sobre seguro-desemprego, legislação trabalhista, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e muito mais. Segundo o Governo Federal, o horário de funcionamento do serviço é entre 7h e 19h.
Em relação aos aplicativos, é possível acessar os dados por meio da Carteira de Trabalho Digital. Disponível para Android e iOS, o número do PIS fica registrado nos contratos de trabalho salvos na plataforma, sejam eles extintos ou recentes.
Além disso, o FGTS também oferece esse tipo de consulta por meio dos contratos. Disponível para Android e iOS, o aplicativo do FGTS ainda oferece outras funcionalidades aos profissionais, como acesso aos calendários de pagamentos de benefícios e dados sobre as contas vinculadas ao fundo.
Por fim, a Caixa Econômica Federal permite que os trabalhadores consultem o PIS pelo CPF através dos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador. No site da instituição, existe uma aba específica para realizar essa pesquisa.
O que é o PIS?
O Programa de Integração Social foi criado oficialmente em 1970, na mesma época em que o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foi instituído. Sendo assim, é comum ouvir falar sobre PIS/Pasep, pois os pagamentos são realizados para os trabalhadores do setor privado e da iniciativa pública em paralelo.
Em resumo, o PIS é sustentado por empresas privadas que depositam mensalmente contribuições para um fundo que atende os profissionais. No geral, o dinheiro é enviado para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável pelo pagamento do abono salarial e também do seguro-desemprego.
Comumente, os trabalhadores são cadastrados apenas uma vez no programa, porque o primeiro emprego com carteira assinada já garante acesso a esse direito.