Trabalhou em 2021? Veja prazo previsto para o pagamento do abono PIS/Pasep

Apesar de ainda não ter um calendário oficial publicado, os prazos previstos para o abono salarial PIS/Pasep referentes ao ano-base 2021 foram estabelecidos pelo Governo Federal.

O abono PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021 foi confirmado pelo Governo Federal, mas ainda não possui um calendário específico ou cronograma com as normas. Neste ano de 2022, o benefício trabalhista foi adiado em decorrência de um remanejamento orçamentário e, por isso, não houve o pagamento previsto.

continua depois da publicidade

De qualquer maneira, as regras para recebimento dos valores foram fixadas pelo Ministério do Trabalho e da Previdência. No geral, são atendidos os trabalhadores das empresas privadas e os servidores públicos. Confira mais a seguir sobre o prazo previsto para o pagamento:

Qual o prazo previsto para o pagamento do abono PIS/Pasep?

Ao que tudo indica, a previsão é de que os pagamentos do abono PIS/Pasep referente a 2021 sejam liberados entre janeiro e dezembro de 2023. Contudo, os prazos específicos não foram confirmados pelo governo, mas as transferências deveriam ter acontecido no primeiro semestre deste ano de 2022.

Leia também

Por conta do remanejamento orçamentário e atraso nos repasses, somente o abono salarial com ano-base 2020 foi pago neste ano, entre os meses do primeiro semestre. Os valores poderão ser acessados até o dia 29 de dezembro de 2022, por meio de solicitação direta ao Ministério do Trabalho e da Previdência.

continua depois da publicidade

O Programa de Integração Social (PIS) atende os trabalhadores de empresas privadas, com transferências realizadas pela Caixa Econômica Federal e casas lotéricas autorizadas. Por outro lado, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) atende aos profissionais do setor público, por meio do Banco do Brasil.

Contudo, os trabalhadores que não possuem contas bancárias vinculadas a essas instituições podem acessar os valores retirando o benefício em qualquer caixa eletrônico. Para isso, devem utilizar o Cartão Cidadão e a senha registrada para saque, disponível em qualquer agência da Caixa Econômica.

continua depois da publicidade

Quais são as regras do abono PIS/Pasep?

O abono salarial PIS/Pasep com ano-base 2021 está previsto para acontecer de acordo com as regras de elegibilidade do benefício. Sendo assim, os profissionais precisam:

  • Ter atuado por um período mínimo de 30 dias, com carteira assinada na empresa;
  • Ter o cadastro regular e atualizado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Receber uma remuneração mensal com uma média de no máximo dois salários mínimos durante o ano-base do abono salarial;
  • Estar com os dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais ou pelo eSocial.

O valor do abono salarial é pago de maneira proporcional aos meses trabalhados. Para calcular, o trabalhador deve dividir o salário mínimo vigente no período das transferências por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados.

Para consultar o benefício, os trabalhadores podem acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS. Além disso, é possível acessar as informações através do número de telefone 158, na Central Alô Trabalho do Ministério da Cidadania.

continua depois da publicidade

O atendimento por telefone está disponível ao longo da semana entre 9h e 19h, sendo gratuito para qualquer telefone fixo. Além disso, a consulta é feita de maneira automatizada, diretamente com um atendente. Assim como no caso do aplicativo, é necessário indicar o CPF e outras informações pessoais.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade