Abono PIS/Pasep 2021: saiba como consultar seu benefício pelo CPF

Abono PIS/Pasep 2021 deverá pagar até um salário mínimo aos trabalhadores que possuem direito ao benefício.

O abono PIS/Pasep paga até um salário mínimo vigente ao trabalhador que se enquadra nas regras previstas em lei. O dinheiro é liberado uma vez por ano. Assim, muitas pessoas possuem intenção de consultar o abono PIS/Pasep 2021 pelo CPF para saber quando o valor será repassado pelo governo federal.

Leia também

Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal é responsável pelo PIS, destinado aos trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos.

Abono PIS/Pasep está com cronograma atrasado

Geralmente, os repasses do abono PIS/Pasep são feitos no ano seguinte ao do ano-base. Em 2019, por exemplo, o abono do ano-base de 2018 foi repassado. Já em 2020, foi depositado o ano-base de 2019.

Contudo, essa sequência foi interrompida pela pandemia. Em 2021, quando o ano-base de 2020 deveria ter sido repassado, o governo federal utilizou os recursos em outros programas, como o BEm.

Assim, o ano-base de 2020, que estava atrasado, só foi pago em 2022. Portanto, houve a expectativa de dois pagamentos neste ano, pois, em tese, restaria o repasse do ano-base de 2021. Por enquanto, esse valor não foi depositado.

Abono PIS/Pasep 2021: como consultar pelo CPF

A consulta do abono PIS/Pasep 2021 pelo CPF ainda não está no ar e só será liberada quando os pagamentos estiverem disponíveis. Por enquanto, tudo indica que o benefício deverá ser repassado a partir de 2023.

O governo federal, em 2022, fez somente o pagamento do ano-base de 2020 que, como informado, já estava atrasado. Em seguida, justificou que não teria recursos suficientes para o ano-base de 2021 ser repassado em 2022.

Quando a consulta for liberada, o trabalhador poderá acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS) e verificar os pagamentos. O telefone 158 também poderá ser utilizado. O CPF é utilizado como login no app e é solicitado na ligação.

Vale lembrar que consulta do abono do ano-base de 2020 está disponível nas plataformas citadas anteriormente. O trabalhador tem até o dia 29 de dezembro de 2022 para sacar o dinheiro, se tiver direito ao benefício de até R$ 1.212.

Abono PIS/Pasep 2021: quem poderá receber

abono duplo PIS/Pasep, Abono PIS/Pasep, Abono PIS/Pasep atrasado
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Se as regras não forem modificadas pelo governo federal, para receber o abono PIS/Pasep 2021, o interessado precisará se enquadrar nas determinações seguintes:

  • Estar inscrito no PIS ou no Pasep há ao menos cinco anos;
  • Ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2021 com carteira assinada ou no setor público;
  • Receber, em média, até dois salários mínimos;
  • Estar inscrito na Rais ou no eSocial;
  • Não ser empregado doméstico;
  • Não ser contratado por uma pessoa física.

Como informado, o abono PIS/Pasep paga até um salário mínimo vigente. Esse valor total só é repassado para quem tenha trabalhado durante todo o ano-base. Quem realizou atividades laborais por menos tempo ganhará de forma proporcional. Ou seja, se a pessoa trabalhar por metade do ano, receberá meio salário mínimo e assim por diante.

Por fim, é importante lembrar que não é possível determinar qual será o valor do pagamento do abono PIS/Pasep 2021. Como o benefício depende do piso nacional, é preciso que haja uma definição da quantia para o ano de 2023, quando, provavelmente, ele será pago.

Leia também


você pode gostar também

Saque triplo do PIS/Pasep pode ser feito neste mês; veja quem tem direito

Valores são referentes ao dinheiro não retirado dos anos-base 2019 e 2020, além das cotas do extinto Fundo PIS/Pasep.

Afinal, 14º salário do INSS sairá para aposentados ainda neste ano?

O 14º salário do INSS é um Projeto de Lei que visa beneficiar segurados impactados pela crise econômica ocasionada durante a pandemia.

Quem poderá perder o benefício do INSS em outubro? Veja regras do pente-fino

Aposentados e pensionistas do INSS serão convocados para passar por pente-fino de verificação da elegibilidade e algumas pessoas podem perder o benefício.

Pente-fino do BPC: veja quem poderá ficar sem as parcelas de R$ 1,2 MIL

O pente-fino do BPC também deve revisar outros benefícios por incapacidade, bem como demais aposentadorias do INSS.

Empréstimo Auxílio Brasil: veja regras, valor máximo e taxa de juros

O Empréstimo Auxílio Brasil consiste numa modalidade do empréstimo consignado para os beneficiários do programa social, com desconto das parcelas na folha do benefício.

Novo saque FGTS é liberado pela Caixa; veja valores e quem recebe

O novo saque FGTS liberado pela Caixa Econômica Federal atende os brasileiros que optaram pela modalidade do Saque-Aniversário e nasceram no mês de outubro.