Não recebeu o 13º salário do INSS em 2022? NOVO lote será pago em breve

O novo lote do 13º salário INSS irá atender os beneficiários do instituto que tenham recebido pagamentos a partir do mês de maio, com transferências a partir de novembro.

No geral, o 13º salário INSS foi liberado antecipadamente no primeiro semestre de 2022. Porém, os segurados que começaram a receber os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social a partir do mês de maio poderão acessar o abono anual em uma parcela única. Isso entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

Leia também

A antecipação do 13º salário INSS aconteceu pelo terceiro ano consecutivo, beneficiando mais de 31 milhões de segurados do instituto. Desse modo, a medida atendeu os cidadãos que receberam ao longo de 2022 o auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte.

Como funciona o pagamento do 13º salário INSS 2022?

Para a realização do 13º salário INSS em 2022, o instituto injetou cerca de R$ 56,7 bilhões na economia brasileira. No entanto, cabe relembrar que os pagamentos não contemplam os beneficiários de programas como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) ou da Renda Mensal Vitalícia.

Por via de regra, ambos benefícios possuem natureza assistencial e também são mantidos pelo instituto, mas não contam com aposentadoria, pensão por morte ou 13º salário. Sendo assim, consistem em pagamentos de natureza pessoal, intransferível e vitalícia, porque não garante transferência aos herdeiros.

O valor do 13º salário INSS geralmente é calculado com referência à renda prevista para o beneficiário durante o mês de dezembro deste ano, assim como o mês de alta ou encerramento programado para o benefício. Quem for atendido no novo lote irá receber os valores de forma proporcional às parcelas transferidas.

É possível consultar os pagamentos por meio do site Meu INSS, mas também pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. Além disso, a consulta está disponível por meio da central de atendimento do INSS no número de telefone 135, com atendimento entre segunda e sábado, das 7h às 22h.

Calendário de pagamentos

Para o primeiro público atendido, as transferências foram feitas em duas parcelas. Por um lado, a primeira parcela correspondeu a 50% do valor previsto para os beneficiários que recebem até um salário mínimo ou acima dessa quantia, com transferências entre 25 de abril e 6 de maio.

Em contrapartida, a segunda parcela transferiu aos beneficiários o valor restante entre 25 de maio e 7 de junho. Contudo, nessa etapa houve deduções relativas ao Imposto de Renda, mas somente aos brasileiros que ainda pagam o tributo.

Neste novo lote, serão pagos os beneficiários que começaram a receber os pagamentos garantidos pelo INSS a partir de maio, quando estava em andamento as transferências da segunda parcela. A previsão é que os valores sejam repassados entre novembro e dezembro, seguindo o calendário:

Número final do NIS

Para quem recebe um salário mínimo

Para quem recebe mais que um salário mínimo

1

24 de novembro

01 de dezembro

2

25 de novembro

02 de dezembro

3

28 de novembro

05 de dezembro

4

29 de novembro

06 de dezembro

5

30 de novembro

07 de dezembro

6

01 de dezembro

01 de dezembro

7

02 de dezembro

02 de dezembro

8

05 de dezembro

05 de dezembro

9

06 de dezembro

06 de dezembro

0

07 de dezembro

07 de dezembro

Leia também


você pode gostar também

Saque triplo do PIS/Pasep pode ser feito neste mês; veja quem tem direito

Valores são referentes ao dinheiro não retirado dos anos-base 2019 e 2020, além das cotas do extinto Fundo PIS/Pasep.

Afinal, 14º salário do INSS sairá para aposentados ainda neste ano?

O 14º salário do INSS é um Projeto de Lei que visa beneficiar segurados impactados pela crise econômica ocasionada durante a pandemia.

Quem poderá perder o benefício do INSS em outubro? Veja regras do pente-fino

Aposentados e pensionistas do INSS serão convocados para passar por pente-fino de verificação da elegibilidade e algumas pessoas podem perder o benefício.

Pente-fino do BPC: veja quem poderá ficar sem as parcelas de R$ 1,2 MIL

O pente-fino do BPC também deve revisar outros benefícios por incapacidade, bem como demais aposentadorias do INSS.

Empréstimo Auxílio Brasil: veja regras, valor máximo e taxa de juros

O Empréstimo Auxílio Brasil consiste numa modalidade do empréstimo consignado para os beneficiários do programa social, com desconto das parcelas na folha do benefício.

Novo saque FGTS é liberado pela Caixa; veja valores e quem recebe

O novo saque FGTS liberado pela Caixa Econômica Federal atende os brasileiros que optaram pela modalidade do Saque-Aniversário e nasceram no mês de outubro.