Empréstimo INSS: veja como permitir ou bloquear a modalidade de crédito

O Empréstimo INSS consiste numa modalidade de concessão de crédito por meio do empréstimo consignado, com dedução automática na folha de pagamento do benefício.

O Empréstimo INSS consiste em uma modalidade de crédito oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social para aposentados e pensionistas que desejam acessar valores maiores através do empréstimo consignado.

continua depois da publicidade

Desse modo, as parcelas da contratação são descontadas automaticamente na folha de pagamento do segurado. Entretanto, o instituto também oferece um serviço que permite o bloqueio e desbloqueio dos benefícios no caso de realização dos empréstimos consignados.

Neste caso, pode-se realizar a solicitação pela internet, sem precisar comparecer presencialmente a uma das unidades do INSS. Saiba mais a seguir:

Como funciona o Empréstimo INSS?

Leia também

O Empréstimo INSS está disponível para bloqueio ou desbloqueio aos titulares da aposentadoria ou da pensão. Além disso, os representantes legais da pessoa titular do benefício também estão autorizados a realizar esse procedimento, desde que possua termo de representação legal oficial.

continua depois da publicidade

Para realizar a solicitação, os segurados devem abrir um novo pedido no site do Meu INSS, ou então pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. Antes de acessar a página de solicitações, deve-se informar dados como CPF e senha do titular que estão cadastrados no sistema do instituto.

Em todos os casos, o CPF é obrigatório na etapa de apresentação dos documentos necessários. Os procuradores ou representantes legais, por sua vez, devem ter o termo oficial de representação e o documento pessoal de identificação com foto, sendo aceito além do RG a CNH e a CTPS, inclusive na versão digital de ambos.

continua depois da publicidade

Segundo o instituto, o tempo médio de resposta para a solicitação é de mais ou menos 30 dias. No entanto, o pedido pode ser consultado também pelo Meu INSS, na aba “Consultar Pedidos” disponível no menu de funcionalidades. Porém, deve-se buscar o número do processo na lista de pedidos abertos.

Quais são as recomendações para o Empréstimo INSS?

De acordo com o Banco Central, os cidadãos brasileiros devem tomar cuidado ao solicitar um empréstimo consignado. Isso para evitar cair em fraude ou comprometer os dados pessoais.

Neste sentido, a principal dica é não realizar nenhum pagamento adiantado para obter o empréstimo, pois as cobranças devem ser aplicadas depois do depósito do crédito.

continua depois da publicidade

Para garantir condições justas de pagamento, os solicitantes devem pesquisar e comparar as taxas de juros oferecidas por cada instituição financeira para identificar a melhor contratação para a própria realidade. No geral, o fator mais importante é o Custo Efetivo Total (CET), que refere-se ao custo total da operação em percentual.

Por meio dessa pesquisa prévia, é possível ainda planejar o orçamento para os pagamentos das parcelas, principalmente se forem descontados da folha de pagamento.

Assim, o cidadão não é prejudicado por não conseguir acessar parte do benefício que está inscrito, como acontece no caso do Empréstimo INSS ou do Empréstimo Auxílio Brasil.

É fundamental verificar se a instituição financeira concessionária do empréstimo consignado está autorizada a atuar dentro da jurisdição do Banco Central. Além disso, deve-se conferir se existe convênio com a fonte pagadora. No caso do Empréstimo INSS é fundamental verificar se realmente há convênio com o instituto.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade