Como saber se tenho direito ao kit GRÁTIS da antena digital em 2022?

O kit grátis da antena digital é direito garantido pelo Ministério das Comunicações para as famílias brasileiras socialmente vulneráveis que estão inscritas no Cadastro Único.

Em agosto deste ano, o Ministério das Comunicações iniciou a mudança dos aparelhos nas residências de famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Portanto, estão avaliando a elegibilidade desses cidadãos em adquirir o kit grátis da antena digital.

Leia também

No geral, os brasileiros socialmente vulneráveis seguem utilizando as antenas parabólicas convencionais. Porém, o Governo Federal está trabalhando nessa transição dos equipamentos para que o sinal disponível seja de melhor qualidade, além de garantir uma imagem e som sem interferência nos canais abertos. Saiba mais a seguir:

Como saber se tenho direito ao kit grátis da antena digital?

O kit grátis da antena digital está disponível nas capitais brasileiras onde o sinal de 5G está ativado. Sendo assim, os cidadãos que moram nas seguintes regiões podem agendar para receber os kits com sinal digital:

  • Brasília;
  • Belo Horizonte;
  • João Pessoa;
  • Porto Alegre;
  • São Paulo;
  • Curitiba;
  • Goiânia;
  • Salvador;
  • Aracaju;
  • Boa Vista;
  • Campo Grande;
  • Cuiabá;
  • Maceió;
  • São Luís;
  • Teresina.

Atualmente, somente 15 das 26 capitais brasileiras estão com o sinal do 5G ativo. No entanto, a previsão do governo é que todas as regiões do Brasil terão a rede disponível a partir de outubro deste ano. Posteriormente, a estratégia é levar o sinal para as cidades do país que possuem mais de 500 mil habitantes, ampliando o acesso.

Para receber o kit grátis da antena digital neste ano, é necessário que o cidadão esteja cadastrado no CadÚnico com as informações atualizadas nos últimos dois anos. Além disso, deve ser um beneficiário inscrito em pelo menos um programa social, como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, Telefone Popular, Carta Social e outros.

Outra exigência do Ministério das Comunicações é que a pessoa tenha pelo menos uma antena parabólica funcionando. Portanto, o aparelho não pode estar estragado. Quem possui TV por assinatura, ou outro tipo de antena digital não precisará realizar essa mudança, pois os mecanismos estarão adaptados.

Como agendar a solicitação do kit antena digital?

Para realizar a solicitação, os brasileiros interessados na troca devem efetuar o agendamento por meio da internet, de forma totalmente gratuita e online. Em todos os casos, siga os passos:

  1. Acesse o site Siga Antenato do Cadastro Único no seu navegador;
  2. Clique em “Agende aqui” no menu de funcionalidades;
  3. Insira os seus dados pessoais, como CPF e o Número de Inscrição Social;
  4. Responda ao questionário com suas informações;
  5. Agende o dia e o horário para a realização da instalação;
  6. Acompanhe o pedido e aguarde a visita do técnico na sua residência.

Por via de regra, o Número de Inscrição Social é emitido para cada Representante Familiar que realiza o cadastro da sua família no CadÚnico. Para realizar a inscrição, deve-se buscar os Centros de Referência da Assistência Social da sua região e solicitar informações específicas sobre o sistema.

A operação da troca do kit grátis da antena digital está sendo realizada por meio da parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Entidade Administradora de Faixa (EAF) e o Ministério das Comunicações.

Leia também


você pode gostar também

Saque triplo do PIS/Pasep pode ser feito neste mês; veja quem tem direito

Valores são referentes ao dinheiro não retirado dos anos-base 2019 e 2020, além das cotas do extinto Fundo PIS/Pasep.

Afinal, 14º salário do INSS sairá para aposentados ainda neste ano?

O 14º salário do INSS é um Projeto de Lei que visa beneficiar segurados impactados pela crise econômica ocasionada durante a pandemia.

Quem poderá perder o benefício do INSS em outubro? Veja regras do pente-fino

Aposentados e pensionistas do INSS serão convocados para passar por pente-fino de verificação da elegibilidade e algumas pessoas podem perder o benefício.

Pente-fino do BPC: veja quem poderá ficar sem as parcelas de R$ 1,2 MIL

O pente-fino do BPC também deve revisar outros benefícios por incapacidade, bem como demais aposentadorias do INSS.

Empréstimo Auxílio Brasil: veja regras, valor máximo e taxa de juros

O Empréstimo Auxílio Brasil consiste numa modalidade do empréstimo consignado para os beneficiários do programa social, com desconto das parcelas na folha do benefício.

Novo saque FGTS é liberado pela Caixa; veja valores e quem recebe

O novo saque FGTS liberado pela Caixa Econômica Federal atende os brasileiros que optaram pela modalidade do Saque-Aniversário e nasceram no mês de outubro.