Em agosto deste ano, o Ministério das Comunicações iniciou a mudança dos aparelhos nas residências de famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Portanto, estão avaliando a elegibilidade desses cidadãos em adquirir o kit grátis da antena digital.
No geral, os brasileiros socialmente vulneráveis seguem utilizando as antenas parabólicas convencionais. Porém, o Governo Federal está trabalhando nessa transição dos equipamentos para que o sinal disponível seja de melhor qualidade, além de garantir uma imagem e som sem interferência nos canais abertos. Saiba mais a seguir:
Como saber se tenho direito ao kit grátis da antena digital?
O kit grátis da antena digital está disponível nas capitais brasileiras onde o sinal de 5G está ativado. Sendo assim, os cidadãos que moram nas seguintes regiões podem agendar para receber os kits com sinal digital:
- Brasília;
- Belo Horizonte;
- João Pessoa;
- Porto Alegre;
- São Paulo;
- Curitiba;
- Goiânia;
- Salvador;
- Aracaju;
- Boa Vista;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Maceió;
- São Luís;
- Teresina.
Atualmente, somente 15 das 26 capitais brasileiras estão com o sinal do 5G ativo. No entanto, a previsão do governo é que todas as regiões do Brasil terão a rede disponível a partir de outubro deste ano. Posteriormente, a estratégia é levar o sinal para as cidades do país que possuem mais de 500 mil habitantes, ampliando o acesso.
Para receber o kit grátis da antena digital neste ano, é necessário que o cidadão esteja cadastrado no CadÚnico com as informações atualizadas nos últimos dois anos. Além disso, deve ser um beneficiário inscrito em pelo menos um programa social, como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, Telefone Popular, Carta Social e outros.
Outra exigência do Ministério das Comunicações é que a pessoa tenha pelo menos uma antena parabólica funcionando. Portanto, o aparelho não pode estar estragado. Quem possui TV por assinatura, ou outro tipo de antena digital não precisará realizar essa mudança, pois os mecanismos estarão adaptados.
Como agendar a solicitação do kit antena digital?
Para realizar a solicitação, os brasileiros interessados na troca devem efetuar o agendamento por meio da internet, de forma totalmente gratuita e online. Em todos os casos, siga os passos:
- Acesse o site Siga Antenato do Cadastro Único no seu navegador;
- Clique em “Agende aqui” no menu de funcionalidades;
- Insira os seus dados pessoais, como CPF e o Número de Inscrição Social;
- Responda ao questionário com suas informações;
- Agende o dia e o horário para a realização da instalação;
- Acompanhe o pedido e aguarde a visita do técnico na sua residência.
Por via de regra, o Número de Inscrição Social é emitido para cada Representante Familiar que realiza o cadastro da sua família no CadÚnico. Para realizar a inscrição, deve-se buscar os Centros de Referência da Assistência Social da sua região e solicitar informações específicas sobre o sistema.
A operação da troca do kit grátis da antena digital está sendo realizada por meio da parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Entidade Administradora de Faixa (EAF) e o Ministério das Comunicações.