Calendário CadÚnico: veja quem deve atualizar cadastro nesta semana

O calendário CadÚnico para quem foi convocado a realizar a averiguação cadastral em 2022 se encerra no dia 12 de agosto.

Famílias inscritas no Cadastro Único do governo federal que recebam mensalmente o Auxílio Brasil precisam ficar atentas ao prazo de atualização dos dados. O calendário CadÚnico foi prorrogado até esta sexta-feira (12/08) para os convocados a passar pela averiguação cadastral.

continua depois da publicidade

De acordo com o Ministério da Cidadania (MC), 8 milhões de famílias que atualizaram as informações pela última vez nos anos de 2016 e 2017 devem realizar o procedimento. Esse já está em processo há seis meses, tendo sido iniciado em fevereiro de 2022. Quem perder o prazo pode ter os benefícios sociais bloqueados.

“A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023”, alertou a pasta.

Calendário CadÚnico para atualização de dados

Leia também
CadÚnico: saiba atualizar os dados e obter o comprovante de cadastro

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO.

Pelas regras do CadÚnico, os cadastros devem ser atualizados, pelo menos, uma vez a cada dois anos. Mesmo que não haja nenhuma alteração nas informações, elas precisam ser confirmadas dentro desse período. Com isso, os inscritos evitam serem excluídos da base de dados e perder os pagamentos do governo.

“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”, disse o Ministério da Cidadania em nota. Em 2022, a pasta deu início aos calendário CadÚnico de averiguação cadastral e revisão cadastral.

continua depois da publicidade

Averiguação cadastral termina nesta semana

Originalmente, o primeiro deveria encerrar no dia 10 de junho, mas o MC aumentou o prazo até dia 12 de agosto. A data final do calendário CadÚnico é para beneficiários do Auxílio Brasil que:

  • Fizeram a última atualização entre 2016 e 2017; e
  • Possuem irregularidades em seus cadastros.

A convocação para esse procedimento se dá a partir do cruzamento de informações com outras bases de dados, verificando divergência entre os cadastros. De acordo com o Ministério, nesse caso, "a família deve comprovar que cumpre os critérios de elegibilidade ao Auxílio Brasil”.

continua depois da publicidade

Os convocados devem atualizar os dados presencialmente num Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O Responsável Familiar (RF) deve apresentar documento de identificação próprio e de todos os membros da família, bem como comprovantes de renda e residência. Quem fez a atualização pela última vez entre 2018 e 2019 deverá ser chamado para esse processo apenas em 2023.

Já o processo de revisão cadastral é para quem não teve "nenhuma alteração ou apresente dados novos na renda, situação de trabalho, endereço ou composição familiar” há mais de dois anos. Para essas famílias, o calendário CadÚnico para atualizar os dados vai até 14 de outubro.

Como funciona a inscrição no CadÚnico

CadÚnico: saiba como realizar inscrição para ter direito a benefícios

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO.

O CadÚnico é uma base dados que reúne informações das famílias de baixa renda espalhadas pelo Brasil e é usada para implementação de políticas públicas. A partir das inscrições, os governos municipais, estaduais e federais podem criar programas para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre eles estão:

continua depois da publicidade

Para ser incluída, a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos. Pensando em facilitar o procedimento, o MC criou o portal CadÚnico, pelo qual é possível realizar um pré-cadastro. Depois disso, as famílias devem confirmar suas informações e passar por entrevista no CRAS.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade