CadÚnico: saiba quem pode ter o cadastro excluído a partir de 2023

Famílias notificadas para revisão ou averiguação cadastral que não atualizarem sua inscrição no CadÚnico podem ser excluídas da base de dados.

Inscritos no CadÚnico precisam ficar atentos ao período de atualização de seus cadastros para não serem excluídas da base de dados. Pelas regras, as famílias com informações irregulares por mais de dois anos poderão perder o direito a benefícios sociais do governo.

continua depois da publicidade

Isso porque o a inscrição no CadÚnico serve como critério para muitos repasses a níveis federal, estadual e municipal. Segundo o Ministério da Cidadania (MC), a exclusão dos registros será feita a partir de julho de 2023. Dessa forma, a pasta aumentou o período de atualização cadastral de acordo com cada caso.

Quem pode ser excluído do CadÚnico

Todas as famílias do CadÚnico que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos correm o risco de terem seus registros excluídos. O mesmo vale para quem tem informações erradas ou inconsistente com outras bases de dados do governo. Os prazos para editar o cadastro para os dois grupos são:

Leia também
  • Revisão Cadastral: quem fez sua última atualização nos anos de 2016 e 2017. Para esses, o prazo ficará aberto até 14 de outubro de 2022;
  • Averiguação cadastral: quem tem informações divergentes quando cruzadas com outras fontes. Esses terão prazo aberto até 12 de agosto de 2022.

"A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o BPC e a Tarifa Social de Energia Elétrica exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios", pontuou o MC.

Como consultar o CadÚnico

Se você não foi notificado pelo governo, mas quer saber qual é o status da sua inscrição, existem algumas formas. A principal é pelo portal do CadÚnico, clicando no ícone "Consulta completa". Depois disso, basta fazer o login com CPF e senha cadastrados no Gov.BR.

continua depois da publicidade

No perfil, é possível ver:

  • Código familiar;
  • Situação cadastral;
  • Data da última atualização;
  • Data limite para nova atualização.

Caso a família esteja cotada para a exclusão do CadÚnico, aparecerá um aviso na tela informando sobre o problema. A atualização dos dados deve ser feita num Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade