A partir do dia 09 de agosto, o Auxílio Gás de 100% começará a ser pago aos inscritos do programa, beneficiando cerca de 5,5 milhões de pessoas. O calendário foi adiantado pelo governo federal. Geralmente, os repasses ocorrem nas últimas duas semanas do mês.
Originalmente, o Auxílio Gás pagava 50% do valor da média nacional do preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg a cada dois meses. Todavia, após a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional, apelidada de PEC Kamikaze, o benefício passará a pagar 100% do valor do botijão.
A Caixa Econômica Federal já divulgou que, em agosto, o valor do Auxílio Gás será de R$ 110. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 02/08. Vale lembrar que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis é a responsável por fazer o levantamento da média nacional dos valores.
Como o preço do combustível varia, os repasses do Auxílio Gás não são fixos, podendo variar para cima ou para baixo.
Calendário do Auxílio Gás de R$ 110 em agosto
O calendário do Auxílio Gás segue o cronograma do Auxílio Brasil. Portanto, o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) é utilizado para organizar os pagamentos do programa. Confira a ordem de repasses do benefício:
- NIS final 1: 09 de agosto de 2022;
- NIS final 2: 10 de agosto de 2022;
- NIS final 3: 11 de agosto de 2022;
- NIS final 4: 12 de agosto de 2022;
- NIS final 5: 15 de agosto de 2022;
- NIS final 6: 16 de agosto de 2022;
- NIS final 7: 17 de agosto de 2022;
- NIS final 8: 18 de agosto de 2022;
- NIS final 9: 19 de agosto de 2022;
- NIS final 0: 22 de agosto de 2022.
É possível que o beneficiário consulte os repasses mediante aplicativo do Auxílio Brasil (Android e iOS) e app do Caixa Tem (Android e iOS). Se a pessoa não tiver acesso à internet, são disponibilizados o telefone 111 da Caixa Econômica Federal e o número 121 do Ministério da Cidadania.
O CPF é exigido para a realização do login nos aplicativos e para pedir informações via ligação.
Auxílio Gás: que tem direito a receber
Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados para as pessoas que estão em um dos grupos citados a seguir:
- Família que tem renda per capita de até meio salário mínimo e inscrita no CadÚnico;
- Família com algum membro que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O registro é automático, sendo realizado pelo Ministério da Cidadania. A própria pasta também verifica mensalmente se os inscritos estão cumprindo os requisitos do programa. Quem não estiver dentro das regras poderá ser excluído.
Lembrando que a cobertura do preço total do gás ficará vigente até dezembro de 2022.