Inscrição no CadÚnico: como fazer o pré-cadastro digital? Saiba mais

O pré-cadastro digital permite com que os inscritos agilizem o processamento das informações, mas ainda é necessário comparecer presencialmente nos postos do CadÚnico.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal consiste em um banco de dados que permite o acompanhamento e a inclusão de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social nos programas assistenciais do país. Neste sentido, é uma ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e para a promoção da cidadania.

Leia também

Atualmente, o CadÚnico é o principal mecanismo para inscrição de novas famílias no Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia e outros programas assistenciais, mas também previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para se inscrever no banco de dados é fundamental atender alguns critérios de renda.

Neste caso, podem se inscrever todas as famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda mensal total de até três salários mínimos.

Ademais, pessoas que moram sozinhas e constituem famílias unipessoais, indivíduos em situação de rua e brasileiros com renda maior que três salários mínimos também estão aptos, desde que a inscrição esteja vinculada diretamente à inclusão de programas sociais.

Como realizar o pré-cadastro no CadÚnico?

Em primeiro lugar, o pré-cadastro é uma forma de agilizar o processamento das informações no cadastramento de novas famílias no CadÚnico. Desse modo, está disponível desde março de 2021 pelo aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS, mas também incluso no site do Ministério da Cidadania.

Esse pré-cadastro do CadÚnico consiste na apresentação de dados importantes para iniciar o procedimento de inscrição. Quem optar por essa etapa no processo precisa criar uma conta no portal Gov.br através do número de CPF.

Além disso, quem realiza esse processo é o Representante Familiar, que deve ser, preferencialmente, uma mulher com mais de 16 anos.

Nessa etapa do pré-cadastro, o representante deve apresentar um documento pessoal de identificação com foto, mas também de cada membro da família.

No geral, são considerados integrantes familiares todas as pessoas que moram na mesma casa, dividindo tanto a renda quanto as despesas, mas também pessoas internadas ou abrigadas em estabelecimentos num período menor que 12 meses.

O sistema aceita desde o CPF até o título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade, mas há preferência pelo CPF. Apesar disso, fica estabelecido que somente o Representante Familiar poderá enviar essas informações, assim como proceder nas próximas etapas.

A princípio, consiste em uma etapa inicial, mas continua sendo fundamental que o Representante Familiar compareça presencialmente em um dos postos de atendimento da prefeitura ou nos Centros de Referência da Assistência Social.

Sobretudo, as famílias possuem um prazo de 12 dias para confirmar e complementar as informações antes que a solicitação seja descartada e o processo comece do zero.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.