Trabalhadores que possuem contas ativas e inativas, desde que haja saldo positivo, terão direito ao lucro FGTS obtido em 2021. Os rendimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço estão previstos para serem distribuídos até o fim de agosto de 2022. A seguir, veja como consultar os valores do lucro FGTS pelo CPF.
O Fundo de Garantia possui rendimento de 3% ao ano e, conforme previsto em lei, parte desse ganho deve ser dividido entre os correntistas anualmente até o dia 31 de agosto.
Como consultar o saldo do Lucro FGTS pelo CPF
A consulta do saldo do FGTS e do valor do crédito no extrato da conta vinculada é simples. Só é preciso acessar o aplicativo FGTS, e:
- Baixe o aplicativo e entre na plataforma;
- Depois, informe o número do seu CPF e vá em “Próximo”;
- Digite a senha e clique em “Entrar”;
- Selecione as imagens solicitadas para confirmar não ser robô;
- Na página inicial, clique em “Meu FGTS”;
- Depois, vão aparecer todas as suas contas disponíveis no Fundo de Garantia, mesmo aquelas que não possuem saldo;
- Para conferir o extrato de cada uma delas, clique em “Ver extrato”.
Pronto. Por meio desses passos, você terá acesso aos valores que renderam em sua conta assim que eles forem disponibilizados. Os saques, no entanto, só podem ser realizados em situações específicas.
Quem tem direito ao lucro FGTS?
A regra vale para quem tinha saldo positivo até dia 31 de dezembro no referido ano-base. Para ter direito aos valores em 2022, é preciso:
- Ter conta ativa ou inativa no FGTS;
- Possuir saldo a partir de R$ 0,01 até o último dia de 2021.
As contas junto ao Fundo de Garantia são abertas para todo trabalhador formal de carteira assinada (CLT), empregado doméstico, trabalhador rural, trabalhador temporário, safreiro, trabalhador avulso ou atleta profissional. O lucro FGTS, no entanto, começou a ser repassado aos trabalhadores apenas no ano de 2017.
O rendimento corresponde aos juros de financiamentos contratados. No ano de 2021, foi aprovada a distribuição de 96% do rendimento líquido de ano anterior.
Saque do FGTS: quando é possível fazer?
É importante lembrar, no entanto, que o recebimento do lucro FGTS não altera as regras de saque do fundo. Isso quer dizer que os correntistas receberão os valores em suas contas, mas só poderão retirar nas situações específicas estabelecidas pelo órgão. Confira algumas delas:
- Demissão sem justa causa;
- Finalização de contrato por tempo determinado;
- Extinção da empresa e atividades;
- Rescisão de contrato de trabalho por culpa recíproca ou força maior;
- Aposentadoria do trabalhador;
- Falecimento;
- Suspensão do trabalho avulso por período de 90 dias ou mais;
- Doença grave, como câncer ou HIV (titular ou dependente);
- Financiamento ou pagamento de casa própria.
Além disso, existe a modalidade de saque-aniversário. Nesse caso, é possível retirar parte do dinheiro na conta no mês de seu nascimento. O resgate é liberado de forma anual.