O Benefício de Prestação Continuada (BPC) paga até um salário mínimo para Pessoas com Deficiência (PcD) e idosos. Os repasses são de responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja as regras para obter crédito consignado via BPC.
É preciso lembrar que a modalidade de crédito consignado é a que a pessoa pega dinheiro emprestado em um banco e depois há um desconto diretamente na folha de pagamento do INSS. Ou seja, o dinheiro já vai diretamente para a conta do credor, diminuindo os riscos de calote. Geralmente, esse tipo de produto costuma ser ofertado para aposentados e pensionistas.
Crédito consignado para beneficiários do BPC
Para o beneficiário do BPC pedir crédito consignado, é preciso cumprir os requisitos impostos pelo INSS. O primeiro passo é solicitar a liberação da opção por parte do instituto. Todavia, nem todos os beneficiários podem realizar o pedido.
Recentemente, o INSS modificou uma das regras do empréstimo consignado. Agora, novos beneficiários do BPC não poderão pedir crédito imediatamente. Eles deverão esperar pelo prazo de 90 dias para fazer empréstimo. Ou seja, mesmo fazendo parte do programa, há um tempo mínimo de permanência para obter o direito.
Também fica vetado, pelo período de 180 dias, a oferta do produto por parte de instituições financeiras e bancos. O objetivo é impedir uma espécie de assédio contra novos beneficiários do BPC.
Quando o prazo de 90 dias passar, caso queira fazer o empréstimo consignado, o beneficiário do BPC deve solicitar o pedido da liberação ao INSS. Veja como:
- Baixe e depois entre no aplicativo do Meu INSS (Android e iOS);
- Na página inicial, vá em “novo pedido”;
- Digite o nome do serviço desejado (crédito consignado);
- Clique no serviço;
- Leia as instruções e siga as demandas do app.
É necessário informar o CPF e apresentar um documento de identidade para pedir a autorização da liberação do débito do crédito consignado. Após a solicitação, o INSS terá 30 dias para responder o beneficiário.