Cotas PIS/Pasep: veja quem pode solicitar o saque em 2022

Valores são do antigo Fundo PIS/Pasep, extinto em 2020, armazenados entre 1971 e 1988 pelas instituições financeiras.

Cotas esquecidas do PIS/Pasep somam mais de R$ 23 bilhões e podem ser sacadas. Segundo dados da Caixa Econômica Federal, mais de 10 milhões de trabalhadores possuem valores do benefício a receber. Essa quantia corresponde ao dinheiro armazenado entre os anos de 1971 e 1988.

continua depois da publicidade

O Fundo das cotas PIS/Pasep foi extinto em 2020, a partir da Medida Provisória 946/2020, mantendo apenas o abono salarial. Assim, o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foram reformulados a partir desse benefício específico.

Como sacar o abono PIS/Pasep esquecido?

Para sacar valores esquecidos, os trabalhadores que tinham carteira assinada ou eram servidores públicos, no período entre os anos de 1971 e 1988, devem consultar o valor a receber através do aplicativo do FGTS. A Caixa Econômica Federal informou que até 1º de junho de 2025 será possível requisitar a cota.

Leia também

Caso o PIS/Pasep não seja sacado até o prazo limite informado, o dinheiro permanece retido na instituição. Assim, só será possível fazer a retirada após nova publicação do próximo calendário.

continua depois da publicidade

O dinheiro pode ser sacado por trabalhadores que ainda não retiraram as cotas do PIS/Pasep, onde o Banco do Brasil é responsável pelo pagamento dos servidores públicos (Pasep) e a Caixa pelo pagamento dos funcionários de empresas privadas (PIS).

Quem tem direito às cotas do PIS/Pasep?

O acesso a esses valores está limitado aos profissionais que trabalharam com carteira assinada em empresas privadas, ou em órgãos públicos, entre 1971 e 04 de outubro de 1988.

Além dos beneficiários, os herdeiros declarados desses trabalhadores podem recorrer ao acesso dos valores em caso de óbito do titular da conta. Nesse caso, é fundamental apresentar também a declaração de consenso, documentos como certidão de óbito ou declaração de dependentes, inventários ou alvarás judiciais para comprovar a titularidade como herdeiro.

continua depois da publicidade

Para consultar se existem quantias em seu nome, é possível acessar o aplicativo ou site do FGTS, o internet banking da Caixa e também diretamente nas agências da Caixa. Além disso, os valores podem ser acessados em caixas eletrônicos, em correspondentes Caixa Aqui e presencialmente nas agências.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade