13º salário INSS: veja quem ainda recebe a segunda parcela em junho

Os pagamentos da segunda parcela seguem até 7 de junho, atendendo tanto os segurados que recebem até um salário mínimo quanto os recebedores de valores acima.

Em junho, o Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar a segunda parcela do 13º salário do INSS para os aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. Segundo o calendário, os beneficiários com Número de Identificação Social terminados em 1 e 6 são os primeiros a ser atendidos.

continua depois da publicidade

No entanto, os pagamentos da segunda parcela também continuam para os segurados que recebem até um salário mínimo, atendendo aqueles cujo NIS termina em 6. A previsão é que os pagamentos continuem até o dia 7 de junho, contemplando cerca de 30 milhões de segurados através da injeção de R$ 28,3 bilhões na economia.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

Leia também

Segundo as regras do instituto, podem receber o 13º salário todos os segurados que recebem benefícios como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.

Atualmente, a legislação estabelece que todos esses benefícios não podem ser menores que o valor de um salário mínimo integral.

continua depois da publicidade

Sendo assim, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia não são elegíveis ao 13º salário do INSS.

Sobretudo, ambos benefícios são de natureza assistencial, não prevendo contribuição prévia, mas também não garantindo herança e direito aos benefícios previstos para aposentados e pensionistas.

Portanto, são de natureza pessoal, intransferível e vitalícia.

Como consultar o benefício?

Os segurados podem consultar os valores a receber, a data de pagamento e quantidade de cada parcela através do aplicativo do INSS, disponível para Android e iOS, mas também pelo site. Em todos os casos, basta emitir o Extrato de Pagamento, onde constam essas e outras informações.

Os depósitos são realizados automaticamente pela Caixa Econômica Federal nas contas corrente e contas poupança dos segurados. Caso não haja vínculo prévio com a instituição, é criada uma conta poupança social digital com as informações do INSS.

continua depois da publicidade

Caso haja dúvidas ou necessidade de atendimento, os aposentados e pensionistas podem entrar em contato com a central do INSS através do telefone 135, com atendimento disponível de segunda à sábado, entre 7h e 22h. Porém, também existe a opção de acessar os canais de atendimento da Caixa Econômica, disponíveis no site da instituição.

Calendário de pagamentos da segunda parcela

Número final do NIS

Para quem recebe um salário mínimo

Para quem recebe mais que um salário mínimo

1

25/05

01/06

2

26/05

02/06

3

27/05

03/06

4

30/05

06/06

5

31/05

07/06

6

01/06

01/06

7

02/06

02/06

8

03/06

03/06

9

06/06

06/06

0

07/06

07/06

Leia também

Concursos em sua
cidade