INSS terá R$ 1,2 bi em pagamentos atrasados; veja se você vai receber

Os segurados do INSS que entraram na justiça contra o Instituto Nacional do Seguro Social podem ter os valores liberados em breve.

O Conselho da Justiça Federal informou que alguns aposentados, pensionistas e segurados devem receber mais de R$ 1,26 bilhão em benefícios atrasados. O pagamento foi liberado após decisões judiciais. Assim, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é obrigado a pagar os benefícios atrasados.

continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o Conselho da Justiça Federal (CJF), responsável por liberar os recursos, mais de 80 mil pessoas receberão algum valor. Esse dinheiro corresponde às dívidas previdenciárias e assistenciais de milhares de processos, que incluem revisões de aposentadorias, auxílios e outros benefícios pagos pelo INSS.

As ações foram julgadas no mês de abril e não cabe recurso.

Quem tem direito aos benefícios atrasados do INSS?

Leia também

Tem direito a receber o pagamento de benefícios atrasados os aposentados, pensionistas e demais segurados do instituto que tenham ganhado um processo judicial de revisão ou concessão de um benefício.

continua depois da publicidade

Assim, os benefícios atrasados correspondem às diferenças de pagamento devidas pelo instituto durante o período de espera do andamento da ação judicial e também de anos anteriores.

Contudo, deve-se considerar que cada região do Tribunal Regional Federal possui um período de liberação dos recursos, devido aos diferentes processos administrativos adotados naquelas unidades.

O pagamento dos valores será realizado sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, por meio do tribunal federal responsável pelo atendimento do estado dos solicitantes.

continua depois da publicidade

Como consultar os benefícios atrasados?

Para realizar a consulta dos valores e obter informações através da internet, é necessário acessar o site do Tribunal Regional Federal responsável pela ação judicial.

Veja em qual Tribunal os valores estão disponíveis:

  • TRF da 1ª Região: possui sede no Distrito Federal, com jurisdição no Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá;
  • TRF da 2ª Região: possui sede no Rio de Janeiro, com jurisdição no Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • TRF da 3ª Região: possui sede em São Paulo, com jurisdição em São Paulo e Mato Grosso do Sul;
  • TRF da 4ª Região: possui sede no Rio Grande do Sul, com jurisdição no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina;
  • TRF da 5ª Região: possui sede no estado de Pernambuco, com jurisdição em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Ceará e Paraíba.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade