ID Jovem: o que é, quem tem direito e como emitir a carteirinha

A Identidade Jovem é um programa de benefícios para jovens em situação de baixa renda, garantindo acesso a meia-entrada e descontos em viagens interestaduais.

A Identidade Jovem, conhecida popularmente como ID Jovem, é um programa de benefícios do Governo Federal para jovens de baixa renda. Através deste documento, é possível acessar programas como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, assim como vagas gratuitas e descontos exclusivos no transporte coletivo interestadual.

continua depois da publicidade

Com a instituição do programa por meio do Estatuto da Juventude, previsto na Lei nº 12.852, de 2013, e lançamento em março de 2016, a ID Jovem ainda permite isenção da taxa de emissão da carteira estudantil. Atualmente, o programa é coordenado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e atende cerca de 267 mil jovens todos os meses.

Para participar do programa, é fundamental estar inscrito no Cadastro Único. Através dessas informações, os dados do jovem serão analisados pelo programa e a partir da aprovação o sistema gera um número de NIS para requisitar a ID Jovem. Nesse caso, é possível fazer todo o processo através do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Quais os requisitos para emitir a ID Jovem?

Leia também

Atualmente, o serviço atende mais de 2,37 milhões de jovens em situação de baixa renda. No entanto, existem alguns pré-requisitos para ser elegível à ID Jovem, confira-os a seguir:

continua depois da publicidade
  • Estar inscritos no CadÚnico, com informações atualizadas há pelo menos dois anos e número NIS ativo;
  • Possuir renda familiar mensal per capita de até 2 salários mínimos;
  • Ter entre 15 e 29 anos, mesmo não sendo estudante.

Como atende estudantes e não estudantes, a ID Jovem se difere do Documento Nacional Estudantil porque não exige que o solicitante esteja matriculado em alguma instituição de ensino. Para participar do programa, basta realizar o cadastro gratuito no aplicativo através das informações pessoais, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Ademais, para garantir elegibilidade é importante apresentar o documento de identidade com foto para comprovação. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, deve-se acessar o site do programa.

continua depois da publicidade

Aplicativo do ID Jovem

Em novembro de 2021, o aplicativo da ID Jovem passou por atualizações com novas funcionalidades. Atualmente, a última versão conta com espaço para notícias e informações sobre cursos de capacitação, assim como informes sobre políticas públicas que atendem o público jovem em situação de baixa renda.

Além disso, a atualização permite com que o usuário armazene mais de uma carteirinha por aparelho, e também realiza atualização de foto sem precisar submeter os dados para análise. Com a versão digital, é possível gerar um QR Code para conferir a autenticidade do documento sem precisar apresentar outras formas de comprovação da identidade.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade