Benefícios Sociais

Auxílio Gás: confira quem recebe a próxima parcela do benefício

Novos pagamentos do Auxílio Gás já estão previstos. Novos beneficiários poderão ser acrescentados no futuro.

O governo federal terminará de pagar o Auxílio Gás do mês de fevereiro nesta sexta-feira (25/02). Sendo assim, muitos beneficiários já procuram saber sobre os próximos repasses. Veja quando será o novo pagamento do Auxílio Gás e quem receberá a parcela.

Lembrando que o benefício paga o equivalente a 50% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. O preço é determinado por um levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Quem receberá a próxima parcela do Auxílio Gás

A próxima parcela do Auxílio Gás está prevista para ser paga no mês de abril, pois os pagamentos ocorrem a cada dois meses. O cronograma de repasses deve seguir o calendário do Auxílio Brasil, para facilitar na organização dos depósitos.

Leia também

Para receber o dinheiro, é preciso que a pessoa esteja inscrita no CadÚnico e com o registro atualizado. O Ministério da Cidadania é o responsável por checar as informações mensalmente. Quem não cumprir os requisitos, terá o benefício cancelado. Além da inscrição no CadÚnico, a pessoa precisa fazer parte de um dos grupos abaixo:

  • Ser membro de família com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606);
  • Estar em família que tenha algum integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Ser mulher chefe de família.

Vale ressaltar que mulheres que sofreram violência doméstica e que possuem acompanhamento do governo têm prioridade na hora de receber o benefício. Os repasses podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (Android e iOS).

Auxílio Gás: possível expansão

O Auxílio Gás pode ter uma expansão para 11 milhões de pessoas na próxima rodada de repasses. Para que isso ocorra, é preciso que os projetos relacionados aos preços dos combustíveis passem no Congresso. No momento, as votações foram adiadas, pois não houve acordo prévio.

Atualmente, 5,5 milhões de pessoas recebem o Auxílio Gás. No entanto, existe uma fila de beneficiários que cumprem os requisitos do programa, mas que não podem ser inscritos pela falta de recursos.