CadÚnico: o que é necessário para fazer a inscrição no Cadastro Único?

Inscrição no CadÚnico garante que o interessado possa fazer parte de programas sociais do governo federal. Veja como se registrar.

Milhões de brasileiros estão inscritos no CadÚnico. No entanto, existem pessoas que possuem direito a fazer parte do registro e que não sabem como proceder. Saiba, em nossa matéria, o que é necessário para fazer a inscrição no Cadastro Único.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o CadÚnico é um banco de dados do governo federal que permite que os beneficiários sejam alocados em diversos programas sociais.

A distribuição ocorre conforme a situação socioeconômica do inscrito, além de outros critérios. Entre os programas que fazem parte do CadÚnico, estão: Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Casa Verde e Amarela.

O que é necessário para fazer inscrição no CadÚnico

Leia também

Para fazer a inscrição no CadÚnico, é necessário que a pessoa cumpra os requisitos mínimos indicados pelo governo federal. É preciso se enquadrar em um dos casos abaixo:

continua depois da publicidade
  • Ser integrante de família com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606);
  • Fazer parte de família com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.636);
  • Pessoa que faça parte de família com renda superior aos três salários mínimos, mas que cumpra os requisitos previstos em lei.

Caso a pessoa cumpra os requisitos, é preciso que ela faça seu registro. Para isso, vá até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município. O interessado deve estar com o CPF ou Título de Eleitor em mãos. Também é obrigatório apresentar os documentos das pessoas com quem mora junto. Veja quais são aceitos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Como fazer a consulta do CadÚnico

Se você já for registrado no CadÚnico, é possível consultar sua situação de forma online. O interessado pode acessar o site do CadÚnico ou utilizar o aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android ou iOS). Em ambos os casos, é preciso que a pessoa tenha conta no gov.br.

continua depois da publicidade

Quem não tem acesso à internet pode ligar para a Central de Atendimento da Caixa, banco responsável por fazer a maioria dos repasses dos programas atrelados ao CadÚnico. Ligue para o número 0800 707 2003 e informe seus dados pessoais.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade