14º salário do INSS (abono extra) já tem previsão para ser pago? Entenda

Projeto que cria o 14° salário do INSS ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados e aguarda votação em duas comissões antes de ser enviado ao Senado.

O 14° salário do INSS foi aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados no último dia 22 de setembro de 2021. O Projeto de Lei n° 4.367/2020, de autoria do deputado Pompeo de Mattos, não define data de início dos pagamentos, pois ainda está em tramitação.

continua depois da publicidade

Agora, outras duas comissões ainda devem votar antes de o texto ser enviado ao Senado Federal. Apesar de não haver previsões, o apensado PL nº 5.641/2020 estende o abono extra até 2023.

Qual será o valor do 14° salário do INSS?

O valor do abono extra já foi definido e terá como base no salário mínimo vigente. Caso os pagamentos sejam iniciados em 2021, a quantia será de R$ 1.100,00. Já para 2022, deve ser de R$ 1.192,40 por causa do reajuste no piso salarial previsto.

“O aposentado e pensionista cujo benefício auferido seja superior a um salário mínimo, o abono recebido será de um salário mínimo acrescido de uma parcela proporcional a diferença entre o salário mínimo e o teto de regime geral da previdência social, limitado o valor total a dois salários”, define o Projeto de Lei.

Quem terá direito ao abono extra?

O 14° salário do INSS foi criado para auxiliar segurados da Previdência Social que perderam sua renda parcial ou totalmente por causa da pandemia de COVID-19. Os pagamentos devem ser feitos para quem recebe:

continua depois da publicidade

“Muitas famílias são sustentadas unicamente por algum membro aposentado ou pensionista, avós ou pais, por exemplo, é de grande pertinência esta proposição”, pontuou a deputada Flávia Morais.

Inicialmente, o objetivo era pagar o abono extra nos anos de 2020 e 2021. Contudo, por causa da demora na tramitação, se aprovado, o benefício deve ter vigência até 2023. Vale ressaltar que beneficiários do BPC e da RMV não serão contemplados.

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.