14º salário do INSS (abono extra) já tem previsão para ser pago? Entenda

Projeto que cria o 14° salário do INSS ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados e aguarda votação em duas comissões antes de ser enviado ao Senado.

O 14° salário do INSS foi aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados no último dia 22 de setembro de 2021. O Projeto de Lei n° 4.367/2020, de autoria do deputado Pompeo de Mattos, não define data de início dos pagamentos, pois ainda está em tramitação.

continua depois da publicidade

Agora, outras duas comissões ainda devem votar antes de o texto ser enviado ao Senado Federal. Apesar de não haver previsões, o apensado PL nº 5.641/2020 estende o abono extra até 2023.

Qual será o valor do 14° salário do INSS?

O valor do abono extra já foi definido e terá como base no salário mínimo vigente. Caso os pagamentos sejam iniciados em 2021, a quantia será de R$ 1.100,00. Já para 2022, deve ser de R$ 1.192,40 por causa do reajuste no piso salarial previsto.

“O aposentado e pensionista cujo benefício auferido seja superior a um salário mínimo, o abono recebido será de um salário mínimo acrescido de uma parcela proporcional a diferença entre o salário mínimo e o teto de regime geral da previdência social, limitado o valor total a dois salários”, define o Projeto de Lei.

Quem terá direito ao abono extra?

O 14° salário do INSS foi criado para auxiliar segurados da Previdência Social que perderam sua renda parcial ou totalmente por causa da pandemia de COVID-19. Os pagamentos devem ser feitos para quem recebe:

continua depois da publicidade
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

“Muitas famílias são sustentadas unicamente por algum membro aposentado ou pensionista, avós ou pais, por exemplo, é de grande pertinência esta proposição”, pontuou a deputada Flávia Morais.

Inicialmente, o objetivo era pagar o abono extra nos anos de 2020 e 2021. Contudo, por causa da demora na tramitação, se aprovado, o benefício deve ter vigência até 2023. Vale ressaltar que beneficiários do BPC e da RMV não serão contemplados.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade