Entenda como sacar as parcelas do Bolsa Família sem o cartão do programa

Pessoas que ainda não possuem o cartão do programa, ou tiveram algum problema com o seu, podem sacar o Bolsa Família de outras formas.

Beneficiários do Bolsa Família costumam sacar as parcelas por meio do cartão do programa. Eventualmente, problemas podem acontecer, como perder o cartão, por exemplo. Mas você sabia que existem outras alternativas para retirar o dinheiro em espécie?

continua depois da publicidade

Como fazer o saque do Bolsa Família sem o cartão?

Quem está sem o cartão do Bolsa Família pode alguma razão pode sacar as parcelas diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, é necessário apresentar a guia avulsa de pagamento acompanhada de documento oficial com foto:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho.

Como sacar o Bolsa Família usando o Caixa Tem?

O programa social foi migrado para o aplicativo Caixa Tem. Sendo assim, os beneficiários têm acesso direto aos valores por meio da conta poupança digital. A partir dela, esses trabalhadores podem fazer diferentes movimentações sem precisar ir ao banco.

A plataforma virtual permite transferências bancárias (TED, DOC, Pix), compras online e até pagamentos de contas e boletos. No entanto, existem pessoas que preferem utilizar o dinheiro espécie. A boa notícia é que o Caixa Tem também possibilita sacar o Bolsa Família sem cartão.

continua depois da publicidade

Para isso, o usuário deve acessar o aplicativo e encontrar o cartão de débito. Siga os passos:

  1. No Caixa Tem, vá em “Saque sem cartão”;
  2. Clique em “gerar código para saque”;
  3. Depois que a página carregar, clique em “gerar código”;
  4. Digite sua senha do app e clique no botão alaranjado.

Depois disso, o código vai aparecer na tela do celular. No entanto, é preciso ficar atento, porque ele só valerá por duas horas. Portanto, você deve realizar esse procedimento quando estiver saindo de casa ou, até mesmo, já no caixa eletrônico.

continua depois da publicidade

Após o prazo do código vencer, você precisará gerar um novo código para saque. Esse processo pode ser realizado quantas vezes forem necessárias e de graça.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade