Entenda como sacar as parcelas do Bolsa Família sem o cartão do programa

Pessoas que ainda não possuem o cartão do programa, ou tiveram algum problema com o seu, podem sacar o Bolsa Família de outras formas.

Beneficiários do Bolsa Família costumam sacar as parcelas por meio do cartão do programa. Eventualmente, problemas podem acontecer, como perder o cartão, por exemplo. Mas você sabia que existem outras alternativas para retirar o dinheiro em espécie?

continua depois da publicidade

Como fazer o saque do Bolsa Família sem o cartão?

Quem está sem o cartão do Bolsa Família pode alguma razão pode sacar as parcelas diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, é necessário apresentar a guia avulsa de pagamento acompanhada de documento oficial com foto:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho.

Como sacar o Bolsa Família usando o Caixa Tem?

O programa social foi migrado para o aplicativo Caixa Tem. Sendo assim, os beneficiários têm acesso direto aos valores por meio da conta poupança digital. A partir dela, esses trabalhadores podem fazer diferentes movimentações sem precisar ir ao banco.

A plataforma virtual permite transferências bancárias (TED, DOC, Pix), compras online e até pagamentos de contas e boletos. No entanto, existem pessoas que preferem utilizar o dinheiro espécie. A boa notícia é que o Caixa Tem também possibilita sacar o Bolsa Família sem cartão.

continua depois da publicidade

Para isso, o usuário deve acessar o aplicativo e encontrar o cartão de débito. Siga os passos:

  1. No Caixa Tem, vá em “Saque sem cartão”;
  2. Clique em “gerar código para saque”;
  3. Depois que a página carregar, clique em “gerar código”;
  4. Digite sua senha do app e clique no botão alaranjado.

Depois disso, o código vai aparecer na tela do celular. No entanto, é preciso ficar atento, porque ele só valerá por duas horas. Portanto, você deve realizar esse procedimento quando estiver saindo de casa ou, até mesmo, já no caixa eletrônico.

continua depois da publicidade

Após o prazo do código vencer, você precisará gerar um novo código para saque. Esse processo pode ser realizado quantas vezes forem necessárias e de graça.

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.