Como criar uma conta de acesso no Gov.br para acessar serviços do governo?

A conta de acesso no Gov.br pode ser feita por meio do site ou do aplicativo, de modo a permitir que o cidadão acesse serviços importantes. Desde a consulta até a Previdência Social até documentos militares, a plataforma reduziu a burocracia à população.

A conta de acesso na plataforma Gov.br permite com que os cidadãos acessem serviços importantes do Governo Federal, como consulta à Previdência Social, agendamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), inscrições a provas como Exame Nacional do Ensino Médio e muito mais. No entanto, é necessário saber criar uma conta para usufruir desse sistema.

continua depois da publicidade

Dessa forma, a conta do Gov.br foi criada com a intenção de unificar o acesso a vários serviços públicos, digitalizando o atendimento e reduzindo a burocracia aos cidadãos. Neste caso, basta ter um celular, tablet ou computador para iniciar esse procedimento. Saiba mais informações a seguir:

Como criar uma conta de acesso no Gov.br?

Para criar a conta de acesso no Gov.br por meio do computador é necessário acessar o site da plataforma e seguir os passos apresentados. Dessa forma, deve-se informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, data de nascimento, cidade de localização e afins.

Leia também

Por meio do celular ou tablet, deve-se baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS. Em todos os casos, o cadastro é gratuito e não há cobrança de mensalidades ou qualquer outra taxa. Atualmente, os usuários podem acessar o nível prata ou bronze por meio da autenticação da identidade através da foto ou imagem pessoal.

continua depois da publicidade

Quem tem nível prata ou ouro pode acessar uma lista ainda mais ampla de serviços para facilitar o cotidiano. Em específico, são informações relacionadas ao Programa de Integração Social e Programação de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), à Receita Federal.

Por outro lado, o selo bronze oferece acesso a serviços digitais de forma limitada sem risco de exposição aos dados, acesso parcial às funcionalidades do aplicativo Gov.br e conta com nível básico de segurança com acesso a poucos serviços digitais. Sendo assim, o mais procurado são os selos prata e ouro.

continua depois da publicidade

Com o selo prata, o cidadão pode ter um login único para um maior número de serviços, ao mesmo tempo que acessa maior proteção pessoal. Apesar disso, pode acessar todas as funcionalidades do aplicativo e um nível alto de segurança, com navegação em serviços que exigem reconhecimento facial ou login associado a bancos credenciados.

Por fim, o usuário com conta ouro pode ter um login único para acesso a qualquer serviço do Governo Federal, sem restrição de navegação. Assim como a conta prata, poderá acessar todas as funcionalidades do aplicativo e possui uma conta com nível máximo de segurança, incluindo os serviços com dados mais sensíveis e de maior risco.

Gov.br: quais são os serviços disponíveis pela plataforma?

Os usuários com conta Gov.br podem acessar serviços do SUS, informações acerca de programas como o SiSU, ProUNi e Fies, entrar na Carteira de Trabalho Digital, na Carteira Digital de Trânsito e no Portal eSocial. Ademais, pode-se acessar informações relativas às juntas comerciais, verificar documentos militares e realizar serviços vinculados à Receita Federal.

continua depois da publicidade

Por exemplo, usuários conta prata ou ouro conseguem vantagens na hora de preencher e enviar a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Assim, poderão acessar a versão pré-preenchida com facilidade, acelerando o procedimento de envio das informações e regularização do cadastro com o Fisco.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade