CNH: quem descumprir estas 3 regras em 2022 pode receber multa

Algumas infrações de trânsito podem ser desconhecidas dos motoristas, mas geram multa em 2022. Confira os detalhes a seguir.

Quando uma pessoa tira a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é presumido que ela saiba de todas as regras envolvendo o trânsito. Entretanto, existem algumas normas que muitos motoristas não sabem que existem e podem acabar levando multa de trânsito. Sendo assim, veja 3 regras que você precisa conhecer.

Vale lembrar que a lista foi feita com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

3 regras que podem gerar multa de trânsito

Excesso de peso no transporte de carga

O fabricante do veículo deve mostrar, em lugar visível da estrutura e no Renavam, o limite técnico de peso por eixo, conforme definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Caso o peso esteja em desacordo, gera uma infração de natureza média, com desconto de 4 pontos na carteira. A multa será provavelmente de R$ 130,16, além do valor referente ao sobrepeso.

Uso do pisca-alerta de maneira indevida

Muitos motoristas ligam o pisca-alerta do veículo em diferentes situações. No entanto, segundo o artigo 251 do CTB, o uso incorreto da ferramenta pode levar à multa.

A infração possui natureza média, com 4 pontos descontados na CNH. Vale lembrar que emergências ou quando o carro estiver parado não geram multas.

Dirigir abaixo do limite de velocidade permitido na via

De acordo com o artigo 219, não é permitido transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via – a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita.

Esse tipo de infração possui natureza média e gera desconto de 4 pontos na CNH. O valor da multa corresponde a R$ 130,16.

Quando a CNH pode ser suspensa?

Após a nova lei, o limite de pontos passou para 40. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma variação de pontuação conforme as multas obtidas pelo condutor. Segundo o CTB, a permissão de direção é retirada por tempo determinado nos seguintes casos:

  • Chegar a 40 pontos sem infração gravíssima;
  • Chegar a 30 pontos com apenas uma infração gravíssima;
  • Chegar a 20 pontos com duas ou mais infrações gravíssimas.

A quantidade de pontos descontados varia conforme a natureza da multa. Por isso, é importante sempre ficar atento às normas de trânsito para se precaver de problemas. A pontuação da CNH é zerada anualmente. Além disso, o motorista pode ter o seu documento suspenso caso cometa outros tipos de infrações mais graves.

Por exemplo, dirigir sob efeito de álcool e se negar a fazer o teste do bafômetro, são duas ações que retiram, automaticamente, a habilitação do motorista. Em alguns casos, após suspensão, será necessário realizar curso de reciclagem para poder voltar a dirigir.

Leia também


você pode gostar também

Afinal, pode ter concurso em ano eleitoral? Veja mitos e verdades

Apesar do que se pensa popularmente, a execução de concursos públicos e a nomeação dos candidatos pode acontecer em ano eleitoral, dentro de parâmetros específicos na lei.

Emissão do novo RG será gratuita para todos? Veja regras do governo

O documento já começou a ser emitido no Rio Grande do Sul, e neste mês, será oferecido ao Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.

Não recebeu a restituição do IR? Confira o que pode ter acontecido

Os contribuintes que não tiverem a restituição liberada poderão estar inseridos na malha fina da Receita Federal, sendo fundamental conferir qualquer inconsistência nos dados.

CNH gratuita pode virar realidade em 2022? Veja o que se sabe até então

Ainda não há previsão de aprovação do Projeto de Lei que desobriga os cidadãos a cursarem as aulas teóricas e práticas nas autoescolas, mas a negociação será individual.

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Posso levar multa com CNH provisória? Veja as regras oficiais

Ao fim do processo para tirar a CNH, o condutor aprovado recebe a habilitação provisória. Somente após um ano, o motorista pode pegar o documento definitivo.