Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Um novo golpe vem sendo aplicado em segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde é utilizada como isca a prova de vida para roubar dados de aposentados e pensionistas.

Leia também

De acordo com o instituto, os golpistas se passam por servidores do programa e abordam as vítimas por e-mail, telefonema, carta e mensagem pelo celular, como em SMS ou WhatsApp. Assim, o INSS alerta para o perigo e orienta que os segurados jamais enviem dados pessoais, documentos e fotos por tais meios.

A tentativa de fraude começa por meio da solicitação de dados do segurado para evitar um suposto “bloqueio nos pagamentos” do seguro.

Certos golpistas enviam até links para que a vítima faça uma biometria social e insistem que o processo é seguro. Para reforçar o pedido, são enviadas até informações obtidas previamente do aposentado ou pensionista.

A partir de então, os responsáveis terão toda a documentação e dados necessários para fazer transações irregulares em nome das vítimas, como empréstimos consignados. O INSS alerta para que qualquer um que seja abordado de tal forma desligue o telefone imediatamente ou bloqueie o número.

Vale lembrar que o instituto não faz contato por telefone para assegurar a prova de vida, muito menos manda links por meio de mensagens para biometria facial.

Como se proteger do novo golpe

Antes de mais nada, o aposentado ou pensionista deve manter em mente que o INSS jamais faz contato direto para solicitar dados. Afinal. o canal digital oficial para solicitação de documentos é o Meu INSS.

Já no caso do número, o telefone utilizado pelo instituto é 280-41, e links nunca são enviados. As únicas mensagens que podem chegar no celular do segurado são sobre o andamento de processos do programa. Igualmente, a biometria só é feita pelo aplicativo.

Para cumprir possíveis solicitações, o segurado deve utilizar apenas canais oficiais de atendimento, tanto por meio do site, aplicativo ou agência da Previdência Social. A solicitação de informações por número ocorre por meio do 135, e é um procedimento de segurança de confirmação de identidade.

Em caso de tentativa de golpe, a vítima deve denunciar o ocorrido imediatamente à Ouvidoria, ou pelo número 135. Caso o golpe já tenha sido aplicado, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar o INSS e o banco que recebe o benefício.

Prova de vida do INSS

O procedimento do INSS está suspenso desde o dia 2 de fevereiro de 2022. Ele não é mais exigido que o aposentado ou pensionista vá à agência para realizar a prova. Agora, será feito o cruzamento de dados de outras bases do governo para o processo.

O segurado, com as novas regras, só deverá comparecer ao instituto caso seja chamado.

Leia também


você pode gostar também

Quais documentos serão unificados com o novo RG em 2022?

A legislação que prevê as atualizações no novo RG pretende unificar as informações dos brasileiros, mas também integrar outros documentos na sua versão física ou digital.

Afinal, pode ter concurso em ano eleitoral? Veja mitos e verdades

Apesar do que se pensa popularmente, a execução de concursos públicos e a nomeação dos candidatos pode acontecer em ano eleitoral, dentro de parâmetros específicos na lei.

Emissão do novo RG será gratuita para todos? Veja regras do governo

O documento já começou a ser emitido no Rio Grande do Sul, e neste mês, será oferecido ao Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.

Não recebeu a restituição do IR? Confira o que pode ter acontecido

Os contribuintes que não tiverem a restituição liberada poderão estar inseridos na malha fina da Receita Federal, sendo fundamental conferir qualquer inconsistência nos dados.

CNH gratuita pode virar realidade em 2022? Veja o que se sabe até então

Ainda não há previsão de aprovação do Projeto de Lei que desobriga os cidadãos a cursarem as aulas teóricas e práticas nas autoescolas, mas a negociação será individual.

Posso levar multa com CNH provisória? Veja as regras oficiais

Ao fim do processo para tirar a CNH, o condutor aprovado recebe a habilitação provisória. Somente após um ano, o motorista pode pegar o documento definitivo.