País ainda terá 5 feriados nacionais em 2022; veja calendário completo

Brasil deve contar com mais 5 feriados nacionais durante o ano de 2022. Confira em quais dias da semana eles cairão.

Após o dia de Corpus Christi, muitos brasileiros já ficaram de olho para ver qual será o próximo feriado ou ponto facultativo do ano. Segundo o governo federal, 2022 ainda terá 5 feriados nacionais. Veja o calendário completo.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que os feriados nacionais não devem ser confundidos com os feriados que sejam de cunho estadual ou municipal, que só valem para a região. Os feriados nacionais são definidos um ano antes, sendo organizados por meio de um calendário desenvolvido pelo Ministério da Economia que é publicado no Diário Oficial da União.

Além disso, há também uma diferença entre feriados e pontos facultativos. Durante feriados, empresas e órgãos públicos não funcionam, sendo obrigados a liberarem seus funcionários. A não ser que haja alguma necessidade justificada, a pessoa deve trabalhar, mas com salário em dobro e uma folga depois.

Por outro lado, o ponto facultativo, como o próprio nome indica, é algo que depende da vontade do empregador ou do órgão público. Ou seja, a folga pode ou não ser concedida naquele dia.

continua depois da publicidade
Leia também

Feriados nacionais restantes em 2022: calendário

De acordo com o calendário do Ministério da Economia, os feriados nacionais restantes em 2022 serão os seguintes:

  • 07 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);
  • 02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (domingo).

Vale ressaltar que o feriado de 07 de setembro será um pouco mais especial que o comum. Em 2022, o Brasil comemorará 200 anos de independência de Portugal. Grandes comemorações estão sendo planejadas pelo governo federal e pelos estados.

continua depois da publicidade

É provável que a cerimônia principal, realizada em Brasília, atraia um grande público, inclusive de autoridades internacionais.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade