Bancos e agências do INSS não vão funcionar no dia de Corpus Christi

Dia de Corpus Christi será na próxima quinta-feira, 16 de junho de 2022. Bancos e agências do INSS não abrirão na data.

Em 2022, Corpus Christi caiu no dia 16 de junho (quinta-feira). Mesmo não sendo feriado nacional, a data gera recessos em muitos estados e municípios. Por isso, bancos e agências do INSS não vão funcionar no dia de Corpus Christi.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que segundo o calendário do Ministério da Economia, a nível federal, Corpus Christi é um ponto facultativo. Entretanto, em muitas cidades e estados, o dia é considerado feriado.

Corpus Christi: bancos estarão fechados

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mesmo nas cidades e estados onde Corpus Christi não seja feriado, as agências bancárias não abrirão, seguindo a Resolução do Conselho Monetário Nacional. No caso, os clientes poderão utilizar os locais de autoatendimento, o internet banking e os aplicativos dos bancos.

Leia também

O retorno do expediente se dará no dia seguinte, sexta-feira (17/06). Caso a pessoa tenha algum boleto ou conta a ser paga no dia 16 de junho, poderá pagá-la no dia 17, sem multas e juros. Geralmente, contas de luz, telefone e água levam os dias úteis em consideração, justamente para evitar esse tipo de problema.

continua depois da publicidade

Agências do INSS também ficarão fechadas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que suas agências também não abrirão no dia de Corpus Christi. Além disso, ficou determinado que na sexta-feira, as portas continuarão fechadas, seguindo a Portaria 5.407 do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União (edição de 14 de junho de 2022).

Sendo assim, o retorno das atividades do órgão só se dará na segunda-feira, dia 20 de junho. Somente os serviços automatizados, como aplicativo Meu INSS (Android e iOS) e o telefone 135 funcionarão na sexta (17/06).

continua depois da publicidade

Feriados nacionais restantes em 2022

Veja a lista de feriados nacionais restantes em 2022:

  • 07 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);
  • 02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (domingo).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade