Corpus Christi: como ficará o funcionamento dos bancos no dia 16/06?

Febraban já anunciou os detalhes sobre o funcionamento dos bancos durante a semana de Corpus Christi. Veja como será.

Em 2022, a celebração de Corpus Christi cairá no dia 16 de junho, próxima quinta-feira. De acordo com o calendário oficial do Ministério da Economia, a data não é um feriado nacional e sim ponto facultativo. Sendo assim, parte do comércio deve fechar e há dúvidas sobre como ficará o funcionamento dos bancos.

continua depois da publicidade

Por ser uma folga opcional, fica a critério dos órgãos e empresas decidirem se haverá expediente normal ou não para seus funcionários. Dessa forma, é preciso ficar atento aos avisos, principalmente, do seu estado e da sua cidade. Isso porque alguns locais podem declarar feriado municipal.

No caso das instituições financeiras, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu uma nota confirmando que não haverá expediente no dia de Corpus Christ. A decisão foi tomada levando em consideração a Resolução do Conselho Monetário Nacional. De acordo com o texto, não são considerados dias úteis para operações bancárias:

    Leia também
  • Sábados e domingos;
  • Feriados de âmbito nacional;
  • Segunda e terça-feira de Carnaval;
  • Dia dedicado a Corpus Christi.

A Febraban informou ainda que a Bolsa de Valores Brasileira (B3) não operará na data. Portanto, negociações de ações e outros títulos serão feitas na quarta anterior à celebração ou na sexta-feira (17/06).

continua depois da publicidade

Como ficará o funcionamento dos bancos em Corpus Christi

Os bancos não devem abrir no dia de Corpus Christi (16/06), mesmo nos municípios em que a data não é feriado e naqueles que adiantaram a data. Ou seja, as agências bancárias não contarão com atendimento pessoal feito por funcionários. Porém, os serviços eletrônicos continuarão funcionando normalmente durante todo o dia de folga.

Dessa forma, somente as áreas com caixas de autoatendimento estarão disponíveis para o público. Além disso, também continuará sendo possível fazer operações pelo internet banking ou pelos aplicativos das instituições financeiras.

continua depois da publicidade

Por não haver funcionamento normal nos bancos durante Corpus Christi, é importante verificar se cobranças de impostos, bem como contas de água, luz e telefone estão previstas para esse dia. Sobre isso, o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, afirmou que:

"Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos".

Normalmente, os boletos que caem em feriados e pontos facultativos já determinados podem ser pagos no próximo dia útil sem juros e multas. Sendo assim, é possível realizar os pagamentos no dia 17 de junho. Segundo a Febraban, na sexta-feira, os bancos voltam a funcionar em expediente normal.

continua depois da publicidade

Calendário de feriados restantes: veja as próximas folgas

O calendário disponibilizado pelo Ministério da Economia ainda conta com outras cinco datas comemorativas depois de Corpus Christi que constituem feriados nacionais. Os brasileiros ainda terão as seguintes folgas em 2022:

  • 07 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);
  • 02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (domingo).

Como a maioria cai no meio da semana, só haverá um feriado prolongado no segundo semestre do ano, não tendo emendas nos demais dias.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade