Brasil ainda terá 5 feriados nacionais em 2022; veja as datas restantes

Entre maio e dezembro deste ano serão celebradas datas como a Independência do Brasil e Finados, mas não há previsão de feriados nacionais prolongados neste período.

Os feriados nacionais são datas regidas por lei que determinam a obrigatoriedade da suspensão de algumas atividades profissionais em todo o país. Portanto, difere-se do ponto facultativo, quando o empregador pode decidir se haverá folga ou não aos trabalhadores.

continua depois da publicidade

Apesar disso, a legislação prevê a continuidade de algumas atividades consideradas essenciais, como o caso do comércio varejista, hospitais, clínicas, casas de saúde e estabelecimentos como museus e bibliotecas. Sendo assim, profissionais que atuam nesses locais não se enquadram na regra que prevê o estabelecimento de escalonamento ou descanso semanal remunerado.

Todos os anos, o Ministério da Economia divulga um calendário com as datas oficiais dos feriados nacionais e pontos facultativos previstos para o ano seguinte. Em 2022, o cronograma divulgado conta com 14 datas especiais, mas cinco deles são pontos facultativos e o restante feriados nacionais.

Além disso, o único feriado prolongado previsto foi o celebrado em 15 de abril, durante a Semana Santa. Entre maio e dezembro deste ano, a previsão é que haja sete datas, com cinco feriados nacionais e nenhuma previsão de prolongação das folgas. Confira-as a seguir:

continua depois da publicidade
Leia também

Calendários de feriados restantes em 2022

EventoDataCategoria
Corpus Christi16 de junhoPonto facultativo
Independência do Brasil7 de setembroFeriado nacional
Dia de Nossa Senhora Aparecida12 de outubroFeriado nacional
Dia do Servidor Público28 de outubroPonto facultativo
Finados2 de novembroFeriado nacional
Proclamação da República15 de novembroFeriado nacional
Natal25 de dezembroFeriado nacional

Próximos feriados nacionais

O calendário divulgado pelo Ministério da Economia para este ano prevê que o próximo feriado nacional a ser celebrado é o Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. No entanto, a data cai em uma quarta-feira, o que significa também que não há previsão de extensão da data com o restante da semana.

Neste ano, outras datas também caem no meio da semana, como é o caso do Dia das Crianças, celebrado durante o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Neste caso, também não há possibilidade de extensão e a previsão é um dia único de descanso.

continua depois da publicidade

No caso do Dia do Servidor Público, a tendência é que somente o setor público para as atividades, mas também por um dia somente, pois a data será celebrada em uma sexta-feira. Desse modo, as atividades na iniciativa privada continuam iguais.

Entretanto, setores como de segurança pública e atendimento emergencial à saúde pública continuam funcionando, mas em horários e rotinas de escalonamento específicas. Sobretudo, a recomendação é antecipar consultas, exames e atendimentos para evitar confusão com os horários durante os feriados nacionais.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade