Liberado pagamento do 1º lote da restituição do IR 2022

1º lote da restituição do Imposto de Renda (IR) liberará cerca de R$ 6,3 bilhões na economia do país. Saiba como verificar o depósito.

O 1º lote da restituição do Imposto de Renda será pago nesta terça-feira (31/05). O dinheiro deverá ser repassado a cerca de 3,3 milhões de contribuintes. Confira quem recebe e o calendário completo da restituição.

continua depois da publicidade

Antes disso, é importante salientar que hoje (31/05) também é o último dia para que a declaração do Imposto de Renda seja realizada. A Receita Federal deverá receber as informações dos rendimentos de quem cumpre os requisitos determinados em lei. Quem não declarar pode cair na Malha Fina, pagar multas e ter entraves judiciais.

1º lote da restituição do IR: quem recebe

Dentro do grupo de 3,3 milhões de indivíduos que receberão o 1º lote da restituição do IR, estão aposentados, Professores, Pessoas com Deficiência (PcDs) e os contribuintes que realizaram a declaração nos primeiros dias após a abertura do prazo.

Leia também

A soma de todas as liberações é de aproximadamente R$ 6,3 bilhões. O recurso será depositado na conta indicada pela pessoa no momento da declaração.

continua depois da publicidade

O dinheiro da restituição pode ser utilizado pelo cidadão para qualquer atividade. Portanto, ele pode guardar o recurso, investir, pagar contas ou dívidas ou mesmo gastar com qualquer compra que quiser.

Restituição do Imposto de Renda: calendário

Como informado, o 1º lote do Imposto de Renda será liberado em 31 de maio de 2022. Além dele, existem mais quatro pagamentos. Confira:

  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

A consulta da restituição pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda (Android e iOS) ou pelo site da Receita Federal (informando o CPF e data de aniversário).

continua depois da publicidade

Geralmente, a informação sobre o valor da restituição só ocorre com uma semana de antecedência do pagamento. Portanto, por enquanto, somente quem é do 1º lote consegue saber o quanto vai ganhar. Mesmo assim, para os demais, é possível verificar se a declaração está em processamento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade