Não sabe se está com o nome sujo? Veja como fazer a consulta pelo CPF

A pessoa como nome sujo conta possui muitas restrições no mercado. Por isso, veja como fazer a consulta pelo CPF e regularizar a situação.

Não poder abrir conta em agência bancárias, receber negativas de empréstimos em instituições financeiras e ter cartão de crédito recusado podem ser algumas das consequências de um cidadão com o CPF negativado. Caso seja seu caso, veja como consultar se o seu nome está sujo.

Inicialmente é importante fazer a consulta do CPF e confirmar se de fato o nome está nessa condição, por meio de empresas especializadas nesse serviço, que registra a inadimplência de consumidores. Segundo a Serasa, o setor de telefonia foi o que mais levou os clientes ao nome negativado no ano passado.

CPF negativado: veja como realizar a consulta

Antes de ser encaminhado aos órgãos de restrição de crédito, no entanto, a empresa precisa notificá-lo sobre a dívida por meio de e-mail, telefone ou carta. Além disso, conforme a lei do consumidor, o aviso precisa informar a data em que o nome será enviado ao SPC/Serasa.

Nem todos os endividados ficam sabendo quando o nome é negativado. Assim, para realizar a consulta pela internet, é preciso entrar num site especializado em proteção ao crédito. A consulta pode ser realizada pelo portal da Serasa, seguindo o passo a passo do endereço eletrônico.

  • Acesse o endereço eletrônico da Serasa;
  • Depois, selecione a opção “Consultar CPF grátis”;
  • Acesse a plataforma com login e senha. Caso não tenha crie uma conta;
  • Por fim, basta clicar em “Meu CPF” e verificar se existem pendências.

Ainda na plataforma, é possível habilitar uma ferramenta desenvolvida pela própria Serasa, que envia notificações em algumas situações de uso do seu CPF:

  • Quando uma compra é realizada;
  • Quando há solicitação de empréstimo;
  • Quando CPF for utilizado para abertura de empresa;
  • Quando CPF for para lista de negativados;
  • Quando o CPF for negativado;
  • Quando o nome for retirado da lista de negativados.

CPF negativado: o que fazer para regularizar a situação?

Caso tenha identificado que o nome está sujo em alguma instituição, confira no próprio site da Serasa as possibilidades de negociação. Além disso, de forma contínua, a empresa realiza feirões para renegociar os débitos com muitos descontos.

Caso você não localize a empresa que está devendo, entre em contato diretamente com ela para fazer a negociação do pagamento.

Leia também

você pode gostar também