Consulta da restituição do Imposto de Renda pelo CPF; saiba como fazer

Esse ano o pagamento pode ser feito por Pix ou transferência bancária. Veja como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda pelo CPF.

A Receita Federal (RF) vai devolver os valores às pessoas com direito à restituição do Imposto de Renda em cinco lotes distintos. A novidade é que o pagamento poderá ser realizado via Pix ou transferência bancária. Veja como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda pelo CPF.

continua depois da publicidade

A Receita Federal prorrogou o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda até 31 de maio, mas a medida não alterou o cronograma de pagamento da restituição. Assim, o calendário prevê a liberação do primeiro lotes quando o período de preenchimento da declaração do IR 2022 for encerrado.

Veja como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda pelo CPF?

Para verificar a situação, os contribuintes podem acessar o Portal e-CAC e buscar pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal. Digite seu CPF, código de acesso e senha, ou use as mesmas informações cadastradas no gov.br.

Leia também

Depois, o contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda”, na parte esquerda da tela, onde será direcionado para uma nova página. Na tela, localize a função “Processamento” e selecione “Extrato de Processamento”, buscando pelo ano de 2022 para realizar a consulta.

continua depois da publicidade

Após consultar o ano, será possível verificar se a declaração está em processamento, na fila de restituição ou com alguma pendência. Caso já esteja na fila de restituição, basta aguardar para acessar os valores nos próximos lotes. Contudo, é importante realizar a consulta novamente na véspera do pagamento para conferir a liberação.

Calendário da Restituição do IR em 2022

A restituição do Imposto de Renda pode ser realizada por Pix, e as novas regras oferecem maior facilidade ao cidadão. A novidade da Receita objetiva reduzir o número de reagendamento em decorrência de contas atrasadas, além de aumentar a segurança da pessoa física e facilitar os procedimentos à distância.

continua depois da publicidade

Confira, a seguir, o calendário para as restituições, que serão liberadas entre os meses de maio a setembro:

1º loteDinheiro liberado em 31 de maio de 2022
2º loteDinheiro liberado em 30 de junho de 2022
3º loteDinheiro liberado em 30 de julho de 2022
4º loteDinheiro liberado em 31 de agosto de 2022
5º loteDinheiro liberado em 30 de setembro de 2022

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade