WhatsApp: aplicativo terá limite para encaminhamento de mensagens; entenda

Já está por dentro das mudanças no WhatsApp que podem vir por aí? Entenda o novo limite para encaminhamento de mensagens e outras novidades.

Você já deve ter reparado que ultimamente o aplicativo WhatsApp tem passado por algumas atualizações. Uma delas é o limite para encaminhamento de mensagens, que ainda está sob análise e processo de implementação. Um dos objetivos da mudança é tentar limitar a disseminação de notícias falsas. Entenda melhor.

continua depois da publicidade

O novo limite de encaminhamento de mensagens

Desde o crescimento da avalanche de fake news, o WhatsApp vem tentando tomar medidas para restringir a prática de encaminhamento desse tipo de mensagem.

Antes, as mensagens não encaminhadas com frequência poderiam ser disparadas para até 5 grupos ou conversas privadas ao mesmo tempo. Agora, a mudança propõe que o envio seja feito para apenas um destinatário de cada vez, seja em conversas pessoais ou em grupo, devendo o usuário repetir o processo de encaminhamento sempre que desejar disparar a mesma mensagem novamente.

Leia também

Reforçamos que a regra vale para aquelas mensagens que já tenham sido encaminhadas uma vez para outra conversa, como as que chegam em grupos. As mensagens em conversas privadas não são afetadas.

continua depois da publicidade

Os desenvolvedores ainda não confirmaram se a mudança será mesmo implementada e nem quando ela será liberada, mas é certo que, mesmo em testes, já representa um passo para o objetivo de combater a avalanche de notícias falsas.

Sobre o teste

O portal WABetaInfo divulgou recentemente a imagem de alguns testes em que é possível identificar a frase “mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para apenas um grupo de chat”.

O aplicativo poderá identificar esse tipo de mensagem através de uma espécie de código que fará a contagem do número de vezes de encaminhamento, já que os usuários são protegidos por criptografia, recurso que impossibilita a leitura do conteúdo das mensagens.

continua depois da publicidade

É justamente esse código que irá identificar se aquela é uma “mensagem encaminhada”, que poderá ser distribuída para 5 grupos ou conversas, ou “mensagem encaminhada muitas vezes” que, a partir do novo teste, só poderá ser reencaminhada uma única vez por processo.

Por dentro de outras novidades

Além dessa mudança, as atualizações do aplicativo propõem outras novidades:

  • Emojis: o WaBetaInfo informou que logo mais o WhatsApp poderá liberar reações a mensagens através de emojis;
  • Enquetes: será possível construir enquetes dentro dos grupos e reagir a elas através de emojis, vídeos ou fotos, nos grupos e nas conversas privadas;
  • Câmera: testes indicam que a câmera e a interface da seleção de fotos, vídeos e gifs, estão passando por redesign;
  • Comunidade: um novo botão poderá substituir o da máquina fotográfica na interface do aplicativo. A função “Comunidade” servirá para gerir grupos de forma mais prática, dividindo em categorias;
  • Idiomas: para aumentar o alcance do aplicativo, testes procuram incluir dois idiomas inéditos: amárico (afro-asiático) e somali (Somália, Somalilândia e Etiópia). Com a mudança, o WhatsApp passa a englobar mais de 40 idiomas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade