3 aplicativos que ajudam a controlar a sua vida financeira

Aplicativos podem colaborar na organização da vida financeira. Existem opções gratuitas com diversos serviços.

Milhões de brasileiros estão com dívidas e outros estão tendo dificuldades de pagar suas contas. Além da crise financeira, a desorganização também costuma atrapalhar o bolso das pessoas. Portanto, veja 3 aplicativos que ajudam você a controlar a vida financeira.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que existem vários outros aplicativos de organização financeira. Nós separamos os mais populares e simples, também dando preferência para os que possuem ao menos uma versão gratuita.

GuiaBolso

Talvez o mais conhecido aplicativo de controle financeiro no Brasil, o GuiaBolso (Android e iOS) é uma ferramenta gratuita. Ele permite que o usuário faça uma integração com a conta bancária e com os cartões de crédito.

Dessa forma, qualquer gasto ou movimentação é registrado no aplicativo. Tudo é feito automaticamente, com o auxílio de gráficos, com a opção do usuário ver a evolução dos gastos, o ajudando a ser organizar melhor.

continua depois da publicidade

Mobills

O Mobills costuma ser uma opção alternativa ao GuiaBolso e não é à toa, pois conta com diversos downloads, tanto para a versão Android, quanto para a versão iOS. Nele, além de acompanhar a conta bancária, existe a opção de se criar metas. Ou seja, você estabelece um valor que quer dentro de um certo prazo e a ferramenta mostra o quanto é preciso juntar em cada período de tempo.

Os cartões de crédito podem ser cadastrados com a opção do app enviar notificações para a pessoa não esquecer da data de vencimento da fatura. Por fim, existem ainda dicas financeiras ofertadas pela plataforma.

continua depois da publicidade

Organizze

O Organizze tem como diferencial justamente a forma de organizar os seus gastos. É possível separar seu consumo baseado em categorias e subcategorias. Assim, você saberá o quanto gasta com delivery, contas vitais (água, luz, condomínio), alimentação, entre outros.

O app também conecta com cartões de crédito e contas bancárias. A ferramenta está disponível para Android e iOS e possui uma versão gratuita. A versão paga oferece opções ainda mais detalhadas e outros serviços.

Outras dicas financeiras

Além de baixar os aplicativos, confira outras dicas financeiras simples que podem te ajudar no longo prazo:

continua depois da publicidade
  • Anote todos os seus gastos (seja em apps, em planilhas ou em um papel);
  • Evite compras a prazo. Opte por juntar o dinheiro e fazer a compra à vista;
  • Evite pedir empréstimos com juros muito altos como o cheque especial;
  • Em caso de dívidas, opte por pagar primeiro as que possuem os maiores juros;
  • Se possível, tenha uma reserva de emergência. Os especialistas em finanças costumam indicar que você tenha recursos para viver seis meses sem obter renda nova;
  • Caso seja possível, invista seu dinheiro de forma segura, seguindo suas necessidades.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade