3 aplicativos que ajudam a controlar a sua vida financeira

Aplicativos podem colaborar na organização da vida financeira. Existem opções gratuitas com diversos serviços.

Milhões de brasileiros estão com dívidas e outros estão tendo dificuldades de pagar suas contas. Além da crise financeira, a desorganização também costuma atrapalhar o bolso das pessoas. Portanto, veja 3 aplicativos que ajudam você a controlar a vida financeira.

Leia também

Vale lembrar que existem vários outros aplicativos de organização financeira. Nós separamos os mais populares e simples, também dando preferência para os que possuem ao menos uma versão gratuita.

GuiaBolso

Talvez o mais conhecido aplicativo de controle financeiro no Brasil, o GuiaBolso (Android e iOS) é uma ferramenta gratuita. Ele permite que o usuário faça uma integração com a conta bancária e com os cartões de crédito.

Dessa forma, qualquer gasto ou movimentação é registrado no aplicativo. Tudo é feito automaticamente, com o auxílio de gráficos, com a opção do usuário ver a evolução dos gastos, o ajudando a ser organizar melhor.

Mobills

O Mobills costuma ser uma opção alternativa ao GuiaBolso e não é à toa, pois conta com diversos downloads, tanto para a versão Android, quanto para a versão iOS. Nele, além de acompanhar a conta bancária, existe a opção de se criar metas. Ou seja, você estabelece um valor que quer dentro de um certo prazo e a ferramenta mostra o quanto é preciso juntar em cada período de tempo.

Os cartões de crédito podem ser cadastrados com a opção do app enviar notificações para a pessoa não esquecer da data de vencimento da fatura. Por fim, existem ainda dicas financeiras ofertadas pela plataforma.

Organizze

O Organizze tem como diferencial justamente a forma de organizar os seus gastos. É possível separar seu consumo baseado em categorias e subcategorias. Assim, você saberá o quanto gasta com delivery, contas vitais (água, luz, condomínio), alimentação, entre outros.

O app também conecta com cartões de crédito e contas bancárias. A ferramenta está disponível para Android e iOS e possui uma versão gratuita. A versão paga oferece opções ainda mais detalhadas e outros serviços.

Outras dicas financeiras

Além de baixar os aplicativos, confira outras dicas financeiras simples que podem te ajudar no longo prazo:

  • Anote todos os seus gastos (seja em apps, em planilhas ou em um papel);
  • Evite compras a prazo. Opte por juntar o dinheiro e fazer a compra à vista;
  • Evite pedir empréstimos com juros muito altos como o cheque especial;
  • Em caso de dívidas, opte por pagar primeiro as que possuem os maiores juros;
  • Se possível, tenha uma reserva de emergência. Os especialistas em finanças costumam indicar que você tenha recursos para viver seis meses sem obter renda nova;
  • Caso seja possível, invista seu dinheiro de forma segura, seguindo suas necessidades.

Leia também

você pode gostar também

Quais documentos serão unificados com o novo RG em 2022?

A legislação que prevê as atualizações no novo RG pretende unificar as informações dos brasileiros, mas também integrar outros documentos na sua versão física ou digital.

Afinal, pode ter concurso em ano eleitoral? Veja mitos e verdades

Apesar do que se pensa popularmente, a execução de concursos públicos e a nomeação dos candidatos pode acontecer em ano eleitoral, dentro de parâmetros específicos na lei.

Emissão do novo RG será gratuita para todos? Veja regras do governo

O documento já começou a ser emitido no Rio Grande do Sul, e neste mês, será oferecido ao Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.

Não recebeu a restituição do IR? Confira o que pode ter acontecido

Os contribuintes que não tiverem a restituição liberada poderão estar inseridos na malha fina da Receita Federal, sendo fundamental conferir qualquer inconsistência nos dados.

CNH gratuita pode virar realidade em 2022? Veja o que se sabe até então

Ainda não há previsão de aprovação do Projeto de Lei que desobriga os cidadãos a cursarem as aulas teóricas e práticas nas autoescolas, mas a negociação será individual.

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).