CNH Digital substitui a versão física do documento de habilitação?

A validade jurídica da CNH Digital é a mesma da versão impressa, permitindo sua utilização como documento de identificação civil e carteira de motorista.

Com aprovação em julho de 2017, a Carteira Nacional de Habilitação Digital (e-CNH) consiste em um aplicativo que agrega os documentos digitais de habilitação dos brasileiros. Desse modo, inclui tanto a carteira de motorista quanto o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV Digital).

continua depois da publicidade

Disponível para Android e iOS, o aplicativo funciona exclusivamente para dispositivos móveis. No entanto, todos os brasileiros e estrangeiros que possuam os documentos de habilitação podem acessar a plataforma. Sobretudo, a CNH Digital possui um QR Code para garantir sua autenticidade.

Além disso, apresenta a assinatura digital P7S, que a qualifica como documento jurídico. Desse modo, é uma opção para o documento impresso, com emissão gratuita pelos departamentos de trânsito (Detran) de cada estado.

Sendo assim, o Detran prevê que a CNH Digital seja utilizada e apresentada com o mesmo valor de identificação que a versão impressa. No geral, a única diferença é o formato, pois ambas têm a mesma validade jurídica, mas obter a versão digital é opcional, pois o usuário pode manter somente a versão impressa.

continua depois da publicidade
Leia também

A proposta do aplicativo é garantir maior praticidade, segurança, economia e reduzir a burocracia do processo de identificação. Para verificar a autenticidade do seu documento, basta utilizar o aplicativo Vio (recomendado pelo governo federal) e realizar a leitura do QR Code no seu aparelho.

Como acessar a CNH Digital?

Os cidadãos interessados em acessar a CNH Digital podem baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e realizar o cadastro através da plataforma. Há ainda a possibilidade de se cadastrar pelo computador, no portal de serviços da Senatran.

continua depois da publicidade

Como o cadastro é feito através do e-mail, o usuário deve acessar o link de confirmação da conta por meio do endereço cadastrado. Nessa etapa, é aconselhável conferir tanto o Lixo Eletrônico quanto o Spam, caso a mensagem não chegue diretamente na Caixa de Entrada.

A partir da confirmação da conta, basta entrar no aplicativo pelo seu dispositivo móvel e acessar a plataforma utilizando o CPF e senha para login. A conexão com a internet é necessária somente para incluir os documentos, e posteriormente tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital ficam disponíveis off-line.

Para fins de segurança, o aplicativo requisita uma senha de quatro dígitos para proteger o acesso aos seus dados. Sobretudo, os dados estão criptografados para proteger os usuários em caso de furto, permitindo a remoção das informações no aparelho através do portal de serviços da Senatran, informado acima.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade