CNH Digital: confira as principais funções disponíveis no aplicativo

A CNH Digital pode ser acessada em aplicativo próprio ou pela Receita Federal, desde que o motorista tenha o documento físico dentro da validade.

Motoristas de todo o Brasil já têm acesso à versão virtual da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde 2017. O documento eletrônico é oficial e tem o mesmo valor que o físico, com alguns benefícios a mais. Por exemplo, a CNH Digital permite que os condutores vejam se há infrações no seu nome.

continua depois da publicidade

Outra vantagem da carteira de motorista é que ela estará sempre em mãos, sendo aberta no celular. Por exemplo, em caso de ser parado em blitz, o condutor poderá apresentar a versão digital. O documento tem um aplicativo próprio, mas também pode ser acessada pelo portal da Receita Federal.

Como obter a CNH Digital pelo app

O interessado em ter o documento virtual precisa ter a versão impressa ainda válida. Ou seja, se a licença de direção já venceu, é preciso fazer a renovação antes de acessar a CNH Digital. Veja quais são os passos:

Leia também
  1. Baixe aplicativo oficial no seu celular (Android e iOS);
  2. Faça login com a conta do Gov.BR. Para quem ainda não é registrado, é possível realizar cadastro na mesma hora gratuitamente;
  3. Depois disso, vá na área de registrar habilitação;
  4. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code localizado atrás da CNH impressa e Faça a leitura;
  5. Cadastro seu CEP no Detran do seu estado.

Como ter a CNH Digital pela Receita Federal

A outra maneira de obter a versão da carteira de motorista no celular é no aplicativo da Receita Federal (Android e iOS). Com a plataforma em mãos, siga as instruções:

continua depois da publicidade
  1. Informe o número do CPF e data de nascimento e clique em “Próximo”;
  2. Marque a caixa de termos e condições e clique em “Aceitar”;
  3. Faça a prova de vida no aplicativo, realizando a biometria do rosto;
  4. Crie um PIN de quatro dígitos para ser a sua senha de acesso ao aplicativo;
  5. Clique na opção da CNH para abrir o documento.

Principais funções da CNH Digital

Com o documento eletrônico cadastrado, o condutor pode acessar uma série de funções especiais e obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e). Entre as principais ferramentas disponíveis na CNH Digital, estão:

  • Alerta de recall: notificações sobre defeitos no automóvel, falhas que podem causar acidentes, risco de não poder ser feito reparo e canais de atendimento da empresa responsável pelo veículo;
  • Consulta de multas: é possível verificar quais são as infrações cometidas e até realizar o pagamento das mesmas;
  • Indicar condutores: pelo aplicativo, é possível registrar o motorista principal do veículo, mesmo que este seja diferente do dono do automóvel. Nesse caso, o condutor também precisa ter o aplicativo baixado e concordar com o procedimento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade